A turma 2020 do Programa Sócio Educativo Preparando o Futuro teve nessa semana a incumbência de assistir uma intrigante palestra ministrada pela designer australiana Leyla Acaroglu, que é educadora e inovadora em sustentabilidade. No vídeo, ela incentiva empresas e indivíduos a olharem para o ciclo de vida completo das coisas que criam e usam para entenderem seu efeito real, e não apenas aparente, no meio ambiente.
Uma das curiosidades dessa reflexão, é a diferença mostrada por ela entre uma sacola de papel e outra de plástico. A tendência da maioria das pessoas é acreditar que a sacola de papel seria menos poluente, mas ela aponta que o problema principal está no descarte, pois numa degradação comum, o papel se transformaria em carbono. Descartado no lixo comum, irá para um aterro, onde se transforma em metano, gás nocivo ao meio ambiente.
A palestra feita para o TED Talks de 2003 chama a atenção ainda para o desperdício que está escondido por trás de pequenos gestos, como ferver numa chaleira elétrica mais água do que o necessário para um chá. Os exemplos por ela citados levaram os alunos a refletirem sobre suas próprias escolhas e atitudes do dia a dia, com textos curiosos e inteligentes.
A Letícia comentou que o desperdício de alimentos é muito grande, chegando a quase metade do que é produzido. “Nossas mudanças devem começar do mais simples, até chegar ao mais complexo, começando por colocar reciclável com reciclável, depois a quantidade de comida certa para cada pessoa”.
Já o Diogo foi enfático: “Não existe problema complexo que seja solucionado com uma resposta simples, problemas complexos exigem medidas complexas. A frase de Cláudio Hansen, professor de geografia pela UFRJ, ilustra o desafio que a sociedade contemporânea enfrenta no século XXI: Como se desenvolver de maneira sustentável?  Todos buscam uma resposta, pois não se trata apenas de um desejo, se trata de uma necessidade.”
E a Rafaela passou uma missão para todos, sempre que tiverem de decidir que material usar. “Se todos procurassem saber o ciclo de vida das embalagens, por exemplo, todos estariam mais conscientes para as próximas escolhas. Não é só pensar do que é feito, mas também todo o processo de vida daquela embalagem.”
 
EQUIPE ABCJ

Conheça mais sobre a ABCJ.
Anualmente, dezenas de jovens de baixa renda têm oportunidade de um curso gratuito de qualificação profissional em Logística e ainda podem receber uma bolsa de estudos para Faculdade. Acompanhe nossas redes sociais.
Informe-se pelo (11) 9960-43654.
Já é possível fazer sua doação para nosso Programa através do nosso site. Basta clicar no botão “DOAR”, à direita.

#abcjembuscadeparcerias #transformaçãopelaeducação
#investirnajuventude #abcjjuntossomosmaisfortes #dosenaipravida #estamosemtranformação#abcjnaveia #adoteumaluno #abcjbuscandoparcerias

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR