NOSSA EQUIPE

CONHEÇA TODA NOSSA EQUIPE E COLABORADORES ABCJ

EQUIPE TÉCNICA

Miguel Arcanjo Mazzola

Atual presidente da ABCJ, Miguel Arcanjo Mazzola faz parte do grupo de amigos que fundou a entidade, em 2006. Desde aquele tempo, esteve engajado em várias frentes de trabalho da instituição, atuando como diretor, colaborador, doador, voluntário em eventos e como grande incentivador das ações sociais promovidas. Com especial carinho pelo Programa Preparando o Futuro, acompanha há anos as aulas presenciais no Senai.

Costuma dizer que não é, mas está presidente da ABCJ, ciente que é de que a instituição não pode estar personificada numa única figura, mas que deve ser um trabalho levado por uma equipe comprometida e envolvida com o serviço prestado. Tem como objetivo o crescimento da Associação sem interferências, e oferece à Equipe Técnica ampla liberdade de decisão, visando sempre o bem-estar e desenvolvimento dos assistidos.

Durante muitos anos, atuou como representante farmacêutico, o que lhe conferiu especiais habilidades em lidar e conhecer pessoas. É casado com Claudir, com quem tem três filhos, e curte a experiência de ser avô de quatro netos muito queridos. Aposentado, aproveita seu tempo ainda em cursos, como de teatro e inglês, oferecidos pelo Celmi (Centro de Educação e Lazer para a Melhor Idade) e pela FATI (Faculdade Aberta da Terceira Idade), além da companhia dos amigos que cultiva no Sesi (Serviço Social da Indústria) e no Clube Jundiaiense.

Reconhecido pela Câmara Municipal de Jundiaí como Cidadão Benemérito da cidade, por indicação do vereador Paulo Sérgio Martins, atualmente esse torcedor do Santos é membro do Conselho do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí e tem como meta servir e aproveitar as oportunidades que lhe são oferecidas por Deus.

Jairo e Regina MattoS

O programa “Preparando o futuro” era um sonho que tornou realidade graças ao envolvimento e participação de várias pessoas idealistas e entusiastas de praticar o bem coletivo.

A proposta inicial era trabalhar com jovens de baixa renda e proporcionar a eles uma oportunidade de uma vida melhor através da educação profissional e social.

No início em 2005, participaram ativamente os fundadores o casal Jairo e Regina Mattos, a psicóloga Sheila Hamburg, Cláudio Benevides, Miguel Mazzola, Paulo Tromboni, João Gama, Waldinei dos Santos, Teodolino Ribeiro e muitos outros colaboradores comprometidos.

A medida que o tempo foi passando a comunidade abriu portas e novos parceiros se aproximaram.

O casal Jairo e Regina Mattos, ele engenheiro e ela psicóloga, dois filhos e quatros netos, dedicaram vários anos neste belo programa sócio educativo.

O programa cresceu e houve necessidade de uma nova formação de liderança para dar continuidade em benefício ao jovens de Jundiaí e região.

O “Preparando o futuro” se mantém ao longo destes anos pela força do idealismo social.

Roberta Dutra Marquesini

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em jornais e Assessoria de Imprensa na região de Jundiaí, Roberta Dutra Marquesini tem pós-graduação em Comunicação Institucional e em Jornalismo para o Desenvolvimento Social. Há oito anos ingressou no voluntariado, num abrigo para crianças e adolescentes sob a guarda da Justiça. E não mais deixou o Terceiro Setor e os serviços voltados ao atendimento social.

Desde então, participou de diversos cursos de formação e capacitação para atuar em entidades, associações e fundações filantrópicas. Seu lado profissional e o trabalho voluntário passaram a estar intimamente ligados, atuando em diversas organizações. Há vários anos, junto com seu marido e companheiro, o Rodrigo, atua como voluntária em eventos da ABCJ.

Em 2020, foi convidada a colaborar profissionalmente para a Associação, reestruturando o site e ampliando a área de comunicação já existente. Faz hoje parte da Equipe Técnica e acompanha diretamente os alunos do Preparado o Futuro, além de participar do Processo Seletivo e das decisões que envolvem o atendimento aos estudantes. Continua desenvolvendo trabalho voluntário em outras instituições filantrópicas.

É mãe de dois adolescentes – o João Pedro e o Antonio – esposa, filha, irmã, tia e uma entusiasta das boas iniciativas sociais que buscam colaborar para a formação social do ser humano, sem esquecer o acolhimento, dignidade e afeto necessário a todos. Fã de trilhas, caminhadas e ciclismo, não dispensa minutos de passeio calmo com seu companheiro canino, o Spock. Gosta de cozinhar, fazer artesanato e escrever, aprecia boa música e livros edificantes. 

Agostinho Raponi

Natural de São Caetano do Sul, nasceu em 5 de março de 1959, filho de casal de italianos Emilia Coratti Raponi e Giuseppe Raponi.

Casado com Maria Regina Bartuccio Raponi, tem um filho, o Rafael, que é casado com Maria Carolina, e um netinho muito querido, o Murilo.

Durante grande parte de sua vida, Agostinho morou na cidade de São Paulo, o que lhe confere um sotaque típico paulistano, mas atualmente vive em Jundiaí, próximo à natureza, o que já era parte de seus planos de vida após aposentadoria.

Com formação profissional técnica na área industrial, tem especialização em Mecânica, e Bacharelado em Matemática e Estatística.

Trabalhou por aproximadamente 40 anos, nos quais dedicou-se principalmente à indústria automobilística, tendo atuado na área de desenvolvimento técnico de componentes veiculares na cadeia de fornecedores de autopeças.

Atualmente aposentado, atua como Consultor Técnico de fornecedores de autopeças para adequação de processos produtivos com objetivo de adequação às exigências das montadoras de automóveis.

Dedica-se à leitura nos momentos de descontração e vive intensamente nos momentos e que está na presença do netinho Murilo.

Tem como próximo desafio: levar o Projeto Preparando o Futuro da ABCJ para a região nordeste do Brasil, dando aos jovens de famílias de baixa renda a oportunidade de conquistar um futuro melhor.

Adilson Luiz Zanotello

Formado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Gestão de Produção, Adilson Zanotello atuou durante 37 anos na indústria Cerâmica de Jundiaí. Atualmente aposentado, é Consultor e Instrutor Técnico de Normas Regulamentadoras e Desenho Técnico. Casado com dona Oraci há 40 anos, é pai de dois filhos: Adilson Junior e Tatiane Cristina. Conserva especial carinho pela pequena Pitty – uma cachorrinha maltês que nasceu em fevereiro de 2021.

Apaixonado pelo bom futebol, Adilson é um São-Paulino que aprecia longas caminhadas ao ar livre, hobby que procura manter pelo menos três vezes por semana, apesar das dificuldades impostas pela pandemia.

Conheceu a ABCJ através de seu fundador, Sr. Jairo Arlindo Mattos, em 2016, quando assistiu a uma palestra para os alunos do Programa Sócio Educativo Preparando o Futuro, no Senai. De lá para cá, tornou-se Palestrante e grande parceiro. Desde 2018, participa do Processo Seletivo, tanto na execução das provas presenciais quanto nas entrevistas aos alunos.

Tornou-se coordenador do Preparando o Futuro em 2019 e se sente grato a Deus por poder ajudar os jovens alunos e ver suas transformações tanto na vida acadêmica quanto pessoal e profissional.

Kátia Cristina Alves Soares

Jundiaiense, filha do Sr. José Roberto (in memorian) e da dona Joana, Kátia tem uma irmã, a Luciana, e é casada com Onésimo. Mãe de três jovens muito dinâmicos – o Felipe, a Renata e a Sofia – ela gosta bastante de estudar, de pessoas, de animais, de artes, do meio ambiente, de sustentabilidade e de fazer o bem ao próximo.

Psicóloga há mais de 23 anos, com Formação em Gestalt Terapia, é especializada em crianças e adolescentes. Possui vastos anos de experiência clínica em consultório e integrando também uma equipe multiprofissional, trabalhando diretamente com as crianças neurotípicas e com as que apresentam TEA (Transtorno do Espectro Autista), com adolescentes e suas famílias.

Psicóloga do Terceiro Setor – da ABCJ – no Projeto Preparando o Futuro, costuma dizer que sua atuação é um sonho realizado, pois pode ajudar os jovens a trilhar caminhos do bem, e assim fazer o melhor para cada um e para nossa sociedade, consequentemente.

É a responsável técnica pela atuação da entidade junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Integra a ‘Família ABCJ’ há seis anos, realizando com os jovens atividades socioeducativas que visam sua autonomia, desenvolvimento de sua formação pessoal e crítica, fortalecimento das relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre cada participante.

Kátia tem como mestra a pesquisadora, professora e psicóloga Dr. Nise da Silveira, e considera essencial o pensamento dela: “É necessário se espantar, se indignar e se contagiar. Só assim é possível mudar a realidade.” Para ela, o objetivo é que cada jovem do Projeto Preparando o Futuro trabalhe para fazer a diferença em sua própria vida, consequentemente da sua família e de nosso mundo.

Nossos Parceiros

Sobre a ABCJ

Somos a Associação Beneficente e Cultural de Jundiaí. Atuamos na região de Jundiaí-SP, desenvolvendo atividades educativas, sociais e culturais voltadas à população de baixa renda, buscando auxiliar principalmente na formação do jovem.