Muito já se ouviu falar sobre a proteção dos mares, mas dificilmente avaliamos as dimensões e as consequências da interferência humana no ecossistema complexo que envolve o mundo subaquático. Mais difícil ainda é que cada pessoa faça uma avaliação da sua participação nessa intervenção. Os alunos do Programa Preparando o Futuro da ABCJ tiveram, nesta semana, a oportunidade de refletirem sobre isso.
Para a atividade, eles assistiram à palestra da bióloga marinha e oceanógrafa Sylvia Earle para o TED Talks, em que ela resume décadas de trabalho e frisa a necessidade de proteger os oceanos. Segundo ela, recuperar a saúde dos oceanos é recuperar nossa saúde. A especialista destaca o trabalho dos profissionais que ela chama de “aquanautas”, que ficam por semanas embaixo da água, realizando estudos sobre as mudanças no ecossistema, utilizando os recursos como água e alimento com disciplina, visando preservar a maior fonte de oxigênio do planeta.
Em suas reflexões, nossos alunos fizeram várias observações importantes, como essa da Cauãna: “Estamos constantemente lutando pelos nossos direitos, mas não somos os únicos seres viventes na Terra. Todos os seres precisam ser protegidos. Precisamos zelar por mais vidas além da nossa, e respeitar os direitos da natureza.”
O esgotamento dos recursos naturais foi a preocupação expressa pelo Joseph: “O oceano é vital para nossas vidas, então temos que ter um olhar de mais preocupação, e começarmos a de fato nos importar. Não somente com o mar, mas com todo o meio ambiente. Para isso podemos começar com mudanças no nosso cotidiano e no que está dentro do nosso alcance.”
A Yohanna destacou a participação de cada um de nós na intervenção do ‘mundo azul’: “O alto consumo de peixes fez com que 90% deles fosse arrancando das águas dos oceanos, o que deveria ser preocupante aos olhos daqueles que querem viver um futuro próximo”.
Nosso aluno Kauã foi enfático ao ressaltar que precisamos mudar de atitude: “O mar é o maior responsável pela vida no nosso planeta, seja pela chuva que ele gera ou pelas plantas marinhas que produzem oxigênio.”
Equipe ABCJ

Conheça mais sobre a ABCJ.
Anualmente, dezenas de jovens de baixa renda têm oportunidade de um curso gratuito de qualificação profissional em Logística e ainda podem receber uma bolsa de estudos para Faculdade. Acompanhe nossas redes sociais.
Informe-se pelo (11) 9960-43654.
Já é possível fazer sua doação para nosso Programa através do nosso site. Basta clicar no botão “DOAR”, à direita.
#abcjembuscadeparcerias #transformaçãopelaeducação
#investirnajuventude #abcjjuntossomosmaisfortes #dosenaipravida #estamosemtranformação#abcjnaveia #adoteumaluno #abcjbuscandoparcerias
 

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR