Menu
Oportunidade: quando o ‘não’ é só parte do processo

Idealismo, insegurança, mudanças, adversidades. Essas são apenas algumas fases que as pessoas passam nas diversas áreas de sua vida, pessoal ou profissional. Quem consegue aprender com cada uma torna-se apto a superar dificuldades e se preparar para o que há de vir. Essas são algumas lições possíveis de aprender com a palestra da diretora do escritório São Paulo da Swissnex Brazil (instituição Suíça para cooperação em Educação, Pesquisa e Inovação), a advogada e mestre em direito europeu, Mayra Castro. O vídeo dessa apresentação foi a proposta trabalhada nesta semana pelos alunos do Projeto Preparando o Futuro, da ABCJ.

Na palestra, realizada pela especialista para o TED Talks em 2017, ela conta sobre como sua vida mudou em dez anos, pois em 2007 era o que classifica como uma estudante de Direito mediana e cheia de sonhos, mas acomodada. Foi quando, depois de formada e desempregada, teve oportunidade de estudar na Suíça, fazendo mestrado na Universidade de Genebra, onde novas dificuldades surgiram: a língua, as notas baixas e a reprovação.

Só com muita reflexão, e percebendo as várias recomendações e bolsas de estudo que havia conseguido, deu-se conta que seu valor não podia ser medido por provas e notas, já que possuía habilidades que não eram mensuráveis. “Aprendi que o ‘não’ é só parte do processo”. Ensina. Hoje ela trabalha com diplomacia científica e ama o que faz.

Nossos alunos refletiram bastante sobre a experiência e teceram importantes considerações. A aluna Maria Eduarda concluiu: “‘Sinto mil capacidades brotarem em mim’, mesmo ninguém acreditando na minha capacidade, eu acredito.”

A Letícia lembrou: “Hoje, a coragem é virtude de muitas pessoas. Arriscar-se é abrir portas hoje em dia. Então, vamos dizer ‘bem-vindo’ ao novo. Abraçá-lo e estar preparado para o que der e vier.”

Já o Gabriel Lima comentou: “Não adianta ficar chorando pelo que não deu certo ou pelo que você não consegue. É necessário levantar a cabeça e continuar a vida, procurando por aquilo que melhor lhe serve.”

A conclusão da Lívia vale a pena ser conhecida: “É preciso ter muita garra e, acima de tudo, controle sobre uma inteligência importantíssima e que pode (e deve!) ser aprimorada dia após dia por todas as pessoas: a inteligência emocional.”

Equipe ABCJ

#abcjjuntossomosmaisfortes #dosenaipravida #estamosemtranformação

#abcjnaveia #adoteumaluno #abcjbuscandoparcerias

Solicitamos aos nossos alunos e seus familiares, que continuem os cuidados e nos acompanhem nas nossas redes sociais para atualizações. Ao incentivar o projeto sócio educativo Preparando o Futuro, poderemos assim,  organizar os recursos que viabilizam as diferentes realizações, no Curso Operador em Logística, realizado com  parceria do Senai em Jundiaí. mensagem no número: (11) 9960-43654