Na semana em que se comemorou o Dia do Trabalho, os estudantes do Programa Preparando o Futuro não tiveram aula presencial. Mas isso não significa que não estiveram envolvidos com o projeto. O tema da semana foi criteriosamente escolhido pela Equipe Técnica para que os estudantes refletissem justamente sobre algo que faz parte da rotina do trabalho: a capacidade de liderança. E os textos produzidos, mais uma vez, foram surpreendentes, pois eles levantaram a discussão a respeito da motivação e do impulsionamento que um líder é capaz de ofertar.

Numa oportunidade inédita, os estudantes foram convidados para participarem da versão on-line do Ryla ( Prêmio Rotary de Liderança Juvenil), que aconteceu no domingo (02) e teve como tema liderança e motivação. O convite foi feito pelo Rotary Club Vila Arens. Como foi uma atividade extra, nem todos puderam participar, mas quem teve a oportunidade acompanhou excelentes palestras sobre Liderança, Motivação e Cidadania. Aos demais alunos, a proposta foi que refletissem sobre liderança e eles acompanharam um Podcast do administrador e escritor Max Gehringer a respeito do tema.

“Em meu ponto de vista, um líder é aquele que consegue unir uma nação para que todos tenham um único propósito. Um líder bom é formado por erros que comete e por reconhecê-los. Um ótimo líder é aquele que tem a seu lado seus seguidores que estão direcionados a um único propósito e que não escutam tudo sem questionar. Quero dizer que um líder de verdade não se faz sozinho. Uma boa liderança se faz em grupo, todos apoiando uns aos outros”, conclui o aluno Diogo.

A aluna Halexia lembra a experiência do fundador da Tesla, Elon Musk, para mostrar que não se nasce líder. “Ele não aceitava quando alguém fazia algo que não era como ele esperava. Um complexo que tirou ele de cargos de liderança algumas vezes. Porém, após ser trabalhado e desenvolvido, fez com que a Tesla e a SpaceX (além da SolarCity e mais outras) se tornassem empresas que realmente mudam o mundo, e ele continua sendo exigente, mas sabe conciliar as coisas de maneira bem mais inteligente e acreditar em seus funcionários.”

A aluna Giovanna de Fátima dá uma boa definição do que é liderança: “Liderar é dirigir pessoas. Ou seja, saber atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos que atraiam bons resultados. Algumas pessoas possuem habilidades de liderança de forma mais natural. Outras, precisam aperfeiçoá-las. Para ser um bom líder é preciso saber ouvir, ser transparente, saber trabalhar em equipe, ter paixão pelo que faz, ser humilde, acompanhar as mudanças, dar o exemplo e saber delegar”, resume.

O estudante Pedro lembra os documentários sobre as guerras mundiais para destacar que um grande líder pode mudar a história com o resultado de apenas uma batalha. “É em momentos de grande importância que se revelam os verdadeiros líderes, que são aqueles que têm um conjunto de habilidades. A liderança é a capacidade de conseguir que outras pessoas depositem a própria esperança, confiança e as próprias habilidades em você”, acredita.

“O afeto pelo que se faz torna o trabalho mais genuíno. Uma liderança que está sempre ao lado dos liderados impulsiona sua equipe com motivação, e os resultados positivos de uma equipe comprometida é uma autorrealização e uma realização do coletivo.(…) A missão torna-se difícil quando há desânimo e frustação. Esses fatores nos “empurram”, mas é necessário ser impulsionado, e não empurrado. A motivação e a liderança nos impulsionam com entusiasmo a chegar do outro da nossa jornada: a realização”, alerta a aluna Luana.

EQUIPE ABCJ

#abcjembuscadeparcerias #investirnojovem #juventude #adoteumaluno #vemveraabcj

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Ajude a ABCJ: Dados para depósito

Banco Sicredi – 748 Agência: 0738 Conta Corrente: 43182-5 CNPJ: 07965617/0001-90

CHAVE PIX: 07965617/0001-90