Os estudantes do Programa Preparando o Futuro da ABCJ tiveram no dia 24 de abril o primeiro dia de aula presencial após oito semanas em que estiveram em aulas remotas ou sem aulas, mas com atividades propostas pela Equipe Técnica. Eles foram recepcionados com a palestra do engenheiro civil Álvaro Tadeu Duran, que abordou o tema da tecnologia.

Animados com a volta presencial, os alunos aproveitaram bastante o contato com o especialista, que fez um breve histórico dos avanços tecnológicos ao longo do tempo, e definiu bem o que é tecnologia e o quanto ela está presente no dia a dia de cada um. Os jovens fizeram anotações e elaboraram textos muito interessantes sobre o assunto abordado.

“Inovações nos ajudam muito, pois possibilitam que os processos trabalhosos sejam feitos mais rapidamente, facilitam o diagnóstico de doenças e seus tratamentos, e nessa época de pandemia, deram agilidade para a fabricação de vacina. A tecnologia nos permite ter tudo em nossas mãos com apenas um clique. Nós precisamos dessas novas invenções para o uso para o bem”, comentou o estudante Alberto.

O quanto a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas que têm alguma limitação foi o que destacou Anna Júlia. “Lembrei do cientista Stephen Hawking que usava um equipamento que captava um mínimo movimento de sua bochecha, identificando a letra que iria ser dita, e montava a frase que queria em menos de segundos. Só com isso podemos ter um pouco de base do que é a tecnologia, não só em questão de celulares, computador, mas sim da vida humana.”

A jovem Giovanna Pimentel fez um paralelo entre tecnologia e redes sociais. “Talvez a internet e as redes sociais façam muita diferença na vida das pessoas, tanto para o lado ruim quanto para o lado bom. Poucos dias atrás, vi em uma aula na faculdade, uma matéria relacionada ao Instagram, que se desculpava por causar impasses para usuários que apresentavam transtornos alimentares e isso entre diversos outros problemas acarretados pela tecnologia.”

A aluna Hana lembrou o quanto a tecnologia modifica o modo de vida. “Há 40, 50 anos atrás, o ser humano nem sequer imaginava que coisas que eram apenas ideias se tornariam reais e seriam fundamentais em nossas vidas. O mais incrível, é saber, que daqui, 40 anos, ou menos, haverá coisas que farão com que as nossas descobertas de hoje fiquem ultrapassadas. A tecnologia bem usada, juntamente com nossa inteligência e o estudo, é uma ferramenta essencial e indispensável. Ela salva vidas.”

Para a estudante Thaíssa, a tecnologia é importante, mas muitas vezes tem alto custo.  “Existem  abismos na parte educacional, pois nem todos os jovens tem acesso à educação e ao conhecimento, enquanto outros têm livre acesso a isso. Fica uma divisão entre atualizados e desatualizados muito grande. Por isso, quem se enquadra em baixa renda deve sempre procurar cursos como o oferecido pela ABCJ, que pode nos ajudar através da análise de notas ou desempenho no processo seletivo.”

EQUIPE ABCJ

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Ajude a ABCJ: Dados para depósito

Banco Sicredi – 748 Agência: 0738 Conta Corrente: 43182-5 CNPJ: 07965617/0001-90

CHAVE PIX: 07965617/0001-90