Menu
“CONSUMO: entre a ostentação e o sustentável”

Os estudantes do Programa Sócio Educativo “Preparando o Futuro” tiveram nesta semana o desafio de pensarem sobre os mais diversos aspectos do tema “Consumismo”. Tendo como base a palestra “Repensar o Consumo”, proferida pelo jornalista André Trigueiro ainda em 2010 no TED Talks, eles foram incitados a escreverem textos sobre os efeitos positivos e negativos do consumo.

Na palestra, Trigueiro aborda tanto o consumo consciente, levando em consideração os recursos que são finitos e que precisam ser preservados e reaproveitados, e também do classifica como o dogma falso de alguns economistas de que é preciso haver consumismo para que a economia se movimente.

Embora seja uma explanação feita há 10 anos, ela se apresenta muito atual, levando-se em consideração o momento histórico que estamos vivenciando e que nos mostra o quanto a ostentação e a ganância são antiquadas, visto que estamos reaprendendo a valorizar as pequenas conquistas diárias, como sair às ruas ou poder trabalhar e almejar o que nos parecia uma simples rotina, como frequentar aulas presenciais.

Mais uma vez, os alunos “Preparando o Futuro” surpreenderam com seus pensamentos e conclusões.

“A felicidade é sobretudo o ápice e o objetivo principal de todos os seres humanos. É em busca dessa satisfação que o consumismo, instigado pelas grandes mídias, desempenha seu papel: ele promove uma compulsão pela compra de produtos supérfluos que trazem uma alegria momentânea e viciante.”, comentou o aluno Luigi.

Para a Bárbara: “Cuidar do meio ambiente é cuidar de nós mesmos e de todos. A frase ‘que haja mais amor, a começar por mim’ se encaixa perfeitamente nesse contexto. Sejamos a mudança que queremos ver no mundo.”

A Victória lembrou: “O sociólogo Bauman conceitua o que chamamos de modernidade líquida, que se inicia a partir da década de 1960, que coloca o consumo como superior a lógica moral. Por conseguinte, o que importa mais para um indivíduo são mais seus bens materiais que as relações interpessoais”.

Já a Ana Katherine destacou: “Para que ocorra uma mudança em minha volta é necessário que algo seja diferente em mim. Que essa mudança comece em mim!”

Equipe ABCJ.

#abcjjuntossomosmaisfortes #dosenaipravida #estamosemtranformação

#abcjnaveia #adoteumaluno #abcjbuscandoparcerias

Solicitamos aos nossos alunos e seus familiares, que continuem os cuidados e nos acompanhem nas nossas redes sociais para atualizações. Ao incentivar o projeto sócio educativo Preparando o Futuro, poderemos assim,  organizar os recursos que viabilizam as diferentes realizações, no Curso Operador em Logística, realizado com  parceria do Senai em Jundiaí. mensagem no número: 11996043654