Assuntos que afetam diretamente nosso relacionamento com outras pessoas, com outros seres vivos e o meio em que vivemos têm despertado nos alunos do Programa Sócio Educativo Preparando o Futuro uma curiosa capacidade de dissertar sobre o que pensam, e elaborar textos complexos e interessantes. Foi assim na atividade proposta esta semana, em que os estudantes assistiram à palestra “Compaixão e o verdadeiro significado da empatia”, proferido pela antropóloga e professora zen-budista Joan Halifax.

Como ecologista, ativista e cuidadora de hospitais, a palestrante acumulou anos de experiência e vivências a respeito da compaixão. Ela relata, por exemplo, que numa instituição para pacientes terminais essa força estava presente nas funcionárias que tratavam com extremo carinho pacientes agonizantes. Ela define esse sentimento como a capacidade de ver com clareza o que há dentro da natureza do sofrimento, energia que nos leva a nos movimentar para transformar essa dor.

Os textos elaborados por todos os alunos do projeto são extremamente valiosos, pois cada um tem uma experiência pessoal e uma percepção a respeito desse sentimento.

A Bárbara comentou que empatia, compaixão e humildade são riquezas da alma, os melhores lados da humanidade, o que mais nos aproxima de uma divindade. “A questão é que essas qualidades não são como um hospedeiro no nosso corpo, que tem vontade própria. Nós mesmos precisamos aprender a desenvolver essas características.”

Para o aluno Luan, o conceito de compaixão pode ser complicado, mas todos já a colocaram em prática um dia. “Ter compaixão não é só se colocar no lugar do outro. É entender e ter empatia por ele.”

Já o Kauã salientou que ajudar materialmente os necessitados é importante, mas não devemos nos esquecer de ofertar suporte psicológico. “Às vezes temos algum amigo que só precisa ser ouvido para ficar um pouco melhor e tirar um peso das costas, é uma coisa ao qual deveríamos dar mais atenção.”

EQUIPE ABCJ

Conheça mais sobre a ABCJ.
Anualmente, dezenas de jovens de baixa renda têm oportunidade de um curso gratuito de qualificação profissional em Logística e ainda podem receber uma bolsa de estudos para Faculdade. Acompanhe nossas redes sociais.
Informe-se pelo (11) 99604-3654.
Já é possível fazer sua doação para nosso Programa através do nosso site. Basta clicar no botão “DOAR”, à direita.
#abcjembuscadeparcerias #transformaçãopelaeducação
#investirnajuventude #abcjjuntossomosmaisfortes #dosenaipravida #estamosemtranformação#abcjnaveia #adoteumaluno #abcjbuscandoparcerias

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR