Grande parte da população mundial já ouviu falar sobre Bill Gates. Seja pelo fato de ser bilionário, seja por estar envolvido em projetos e pesquisas nos mais variados temas ou simplesmente porque utilizamos produtos Microsoft na maioria dos computadores próprios, ou das repartições públicas e particulares que temos de lidar todos os dias. Pois a forma de Gates trabalhar, pesquisar e atuar nos mais polêmicos assuntos foi o tema da palestra da manhã do dia 4 de setembro, apresentada pelo empresário Cesar Picolo, colaborador da ABCJ.
A aluna Haléxia é bastante antenada aos grandes empresários da tecnologia e destacou: “Bill Gates sempre foi focado, determinado e insistente, o que, somado a boas ideias, fez com que a Microsoft surgisse. Seu pensamento disruptivo e inovador relacionado à tecnologia abriu portas para todos os que vieram em seguida, como Steve Jobs, Elon Musk e Jeff Bezos (…). É relevante analisar o pensamento de pessoas assim, para absorver e desenvolver um mindset criativo em relação ao futuro, pois boas ideias precisam continuar surgindo e sendo colocadas em prática”.
Para o estudante Rafael, “a biografia de Bill Gates é importante para o mundo da tecnologia pela sua participação fundamental no processo de consolidação do computador pessoal como um item de uso doméstico. Graças ao sistema desenvolvido pela Microsoft, Gates detém hoje uma das maiores riquezas pessoais, avaliada aproximadamente em 50 bilhões de dólares. Gosto do pensamento dele: ‘É mais fácil ser o primeiro, do que continuar a ser o primeiro’.”
A aluna Carla fez uma análise crítica sobre o que é o sucesso. “Ter sucesso, para mim, é se dar bem naquilo que você quer e vai atrás de resultados, seja ter 1 milhão de mercados ou um mercadinho na esquina. Acredito que o verdadeiro sucesso esteja na trajetória até chegar onde você chegou, todas as lutas e conquistas que teve. Nós definimos o que é sucesso para nós mesmos, mesmo que digam o contrário. O importante é como nos sentimos: uma verdadeira pessoa de sucesso ou somente mais uma conquista da vida?”, questiona.
Para a aluna Júlia, sucesso depende de quanto colocamos de expectativa naquilo que almejamos. “Quando formos fazer algo, devemos ter expectativas, mas sem ultrapassar os limites. Devemos sempre ter os pés no chão. Se errarmos, temos que aprender com os nossos erros, e saber que tudo tem o seu tempo. Quando as coisas tiverem que acontecer, elas irão acontecer”, acredita.
A estudante Hana considera Gates uma grande inspiração. “Todos seus ensinamentos contribuem integralmente para sermos bem-sucedidos na vida, tanto profissionalmente quanto como pessoas. Entre eles, sobre termos noção de que a vida real não se resume ao material que enxergamos. O nosso conhecimento é a nossa maior riqueza, e que nossos erros não importam muito, mas o que fazemos depois deles. Bill Gates é um, entre milhares de inspiradores espalhados pelo mundo, que pode, por exemplo, nos guiar para o caminho do sucesso”.
EQUIPE ABCJ