Os alunos do Projeto Preparando o Futuro foram convidados a uma reflexão profunda sobre os recursos naturais do planeta. Neste momento em que todos estão diminuindo o ritmo de trabalho e conseguindo mais tempo livre para ponderar sobre seu modo de vida, a atividade da semana foi composta por um vídeo sobre a escassez e o uso racional da água e um texto sobre a principal arma descoberta nessa pandemia: o compartilhamento de informação.
Diante de um contexto tão instável, que lições podemos tirar dessa história, inclusive para contornar uma ameaça que ainda não foi vencida?
Apesar de não haver encontros presenciais, os nossos alunos do Projeto Preparando o Futuro estão realizando tarefas virtuais, e contatos com a nossa equipe toda, e nessa semana foi utilizado o texto do historiador, filósofo e autor dos best-sellers “Sapiens” e “Homo Deus – Uma breve história do Amanhã”, Yuval Noah Harari, trouxe à tona sua percepção da pandemia que a humanidade está enfrentando. “A melhor defesa que os seres humanos têm contra patógenos não é o isolamento – é a informação”
E também foi utilizado vídeo da palestra: Balsher_singh_sidhu_are_we_running_out_of_clean_water? Estamos ficando sem água limpa?
A água é um recurso natural de extrema necessidade, ela é uma das grandes responsáveis pela vida na Terra. Apesar de ser tão importante, nós seres humanos não damos o devido valor e não temos a consciência de poupar esse recurso. Estamos tendo uma interessante e profundo envolvimento dos nossos alunos, e então eles comentaram:
JOICE EVELYN: “… precisamos ter mais noção dos males que fazemos a terra, para que todos juntos possamos mudar e tomar atitudes preventivas para garantirmos a vida futura.”
” … Nos resta confiar, esperar, aprender e obedecer. Precisamos ter fé enquanto os pesquisadores, os médicos e as autoridades guardam pela nossa segurança, dessa forma podemos melhorar não só agora como em momentos futuros.”
MARIA ISABEL: “…  Apesar de nosso planeta ser quase totalmente composto por água, pouca parte dela pode ser consumida , por isso, precisamos ter consciência ao utilizá-la, para que não falte, além de economizar no dia a dia , podemos também evitar o desperdício de alimentos, esse que por sua vez , necessita de muita água antes de chegar a nossa casa.”
“… Precisamos confiar uns nos outros, para que juntos, possamos vencer essa pandemia, e as que virão, compartilhar informações confiáveis e ter a consciência de que não estamos sozinhos, proteger os outros é importante para ficarmos  também protegidos.”
ANA KATHERINE: ” … Os seres humanos não se preparam para o que pode acontecer. Nós só damos importância, quando está acontecendo e quando acaba, parece que nunca acontecerá de novo ou pode ser que aconteça, mas irá demorar muito, então é posto um ponto final. As coisas, os objetivos e visão de vida se torna mais importantes que a área da saúde por exemplo, a economia sempre é a prioridade.
“… Foi necessário um vírus para nós mostrar o quanto estávamos acelerados, dando valor para coisas fúteis e esquecendo de nós mesmos e os outros. Não é fácil ficar em casa, mas por favor, o faça, entenda que não estará ajudando apenas sua vida mas a de outras pessoas também. Aproveite este tempo para aproveitar a família e inventar coisas novas, algo de muito de nós já não fazemos mais.”
   
Agradecemos a todos os nossos colaboradores e a nossa Equipe de Trabalho.
#abcjnaveia
Vamos colaborar com o nosso Projeto Preparando o Futuro!
#adoteumaluno
Ao incentivar o projeto sócio educativo Preparando o Futuro, poderemos assim,  organizar os recursos que viabilizam as diferentes realizações, no Curso Operador em Logística, realizado com  parceria do Senai em Jundiaí.
mensagem no número: 11996043654
 

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Ajude a ABCJ: Dados para depósito

Banco Sicredi – 748 Agência: 0738 Conta Corrente: 43182-5 CNPJ: 07965617/0001-90

CHAVE PIX: 07965617/0001-90