A preocupação com a escolha da profissão é uma constante na vida dos adolescentes, principalmente os que estão concluindo o Ensino Médio. Geralmente é quando nos deparamos com a necessidade de escolher a profissão que adotaremos para trabalhar por toda a vida adulta. Com os alunos do Projeto Preparando o Futuro, da ABCJ, também é assim. Mas nesse momento de tantas dúvidas, eles podem contar com o acompanhamento e apoio da equipe técnica.
Nesta semana, eles foram convidados a assistir à palestra da maestrina e doutora em música Lígia Amadio, que é regente titular da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquesta Filarmónica de Montevideo, sendo a primeira mulher a ocupar um cargo dessa envergadura no Uruguai. Neste vídeo, que integra as palestras do TED, ela conta que sua primeira formação foi em engenharia, pela USP, mas que ela sentia um grande chamado da música, que ela começou a estudar ainda muito menina.
Durante sua explanação, ela explica que foi preciso iniciar novamente seus estudos de Graduação, desta vez pela Unicamp, e recomeçar num campo totalmente diferente. A regente deixa muito claro, porém, que mais do que coragem de correr atrás de seus sonhos, foi preciso muita disciplina a dedicação, pois são duas das melhores universidades do País, e ela conseguiu concluir com êxito os dois cursos e ainda se dedicar e se destacar na área de sua segunda formação.
Sobre o vídeo, os alunos nos trouxeram os seguintes pensamentos:
Joseph: “O medo de perder tira a vontade de ganhar. Temos que saber o que é ganhar, não é apenas viver uma vida de comodismo, é deixar sua mensagem por onde passar, fazer a diferença. Precisamos de ter coragem e determinação para se aventurar naquilo que nós realmente gostamos, mesmo que para isso tenhamos que lutar contra os padrões estabelecidos pela sociedade”
Letícia: “Tudo temos que fazer com amor, as atitudes feitas com amor são melhores executadas, o nosso futuro se depende de nós mesmos, só depende do nosso esforço, amor, capricho. O que vale é ser feliz e procurar deixar as pessoas felizes com seus atos.”
Lívia: “A vida por si só, é uma incerta aventura. Agora uma vida em sociedade como a nossa, repleta de escolhas, lutas, hierarquias de todos os tipos, preconceitos e semelhantes, é inegavelmente mergulhada de incertezas. (…) Ainda que tenhamos certeza de nossas escolhas, temos a incerteza dos acontecimentos de todo o processo seguinte. Temos que ter em mente que tudo pode acontecer. Nosso futuro depende de nós”
Luan: “Encontrar a nossa profissão, ou até mesmo nos encontrar, é muito difícil. Muitas vezes fazemos aquilo que não gostamos, mas ao longo do tempo você se encontra, você percebe o amor que estava escondido. Precisamos encontrar aquilo que a gente gosta de fazer, assim encontramos a nossa profissão.” e
Maria Eduarda: “É normal nos questionarmos sobre escolhas feitas, sobre “é isso mesmo que eu quero ser” e respondendo essa pergunta você tem que estar disposto a se jogar em outros, outras escolhas. Sabemos que para nós mulheres é uma jornada mais difícil. Sofremos um certo tipo de preconceito onde questionam nossa capacidade. Mas vale a pena se questionar e realmente ser feliz naquilo que você ama. Aventure-se pelas suas escolhas e seja convicto naquilo que você ama e que você deseja.”
Equipe ABCJ.
 
 

#abcjjuntossomosmaisfortes #dosenaipravida #estamosemtranformação
#abcjnaveia #adoteumaluno #abcjbuscandoparcerias
Solicitamos aos nossos alunos e seus familiares, que continuem os cuidados e nos acompanhem nas nossas redes sociais para atualizações. Ao incentivar o projeto sócio educativo Preparando o Futuro, poderemos assim,  organizar os recursos que viabilizam as diferentes realizações, no Curso Operador em Logística, realizado com  parceria do Senai em Jundiaí. mensagem no número: 11996043654
 

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR