A história de vida, de luta e de coragem da ativista Malala Yousafzay foi apresentada aos alunos do Projeto Preparando o Futuro no sábado (31), durante palestra realizada pelo coordenador do Projeto, Adilson Luiz Zanotello. De forma empática, simples e com muita admiração, ele mostrou aos estudantes que, assim, como ela, precisamos vencer, todos os dias, nossos próprios ‘talibãs’ se quisermos realmente realizar nossos sonhos.
A estudante Yasmin ficou sensibilizada com a luta de Malala para conseguir estudar. “Temos sim que lutar por aquilo que desejamos e principalmente pelo estudo, que é essencial na nossa vida! É algo fundamental na nossa infância até a nossa adolescência. É na escola que começamos a aprender a independência e as coisas fundamentais da vida. (…) Malala mostra que devemos lutar pelos nossos sonhos e não baixar a cabeça para nada. Com uma voz de coragem, podemos mudar muito!”
Para a estudante Thaíssa, a solidariedade da ativista foi o que chamou a atenção. “O mundo precisa de ‘Malalas’, de pessoas que pensam no próximo, que prezam a saúde e a educação de quem está no início de sua vida. Malala é um exemplo de pessoa e de superação. Suas atitudes são admiráveis! A maneira como ela luta e defende o que pensa é surreal. Devemos sempre procurar fazer o bem, como a ABCJ, que pensa no próximo, nos jovens que estão iniciando a carreira que precisam de ensino de qualidade.”
Já o jovem Rafael acredita na vida de Malala o enfoque dado à Educação deve ser destacado. “Todos deveriam ter o direito de estudar. Como pode haver pessoas que impeçam crianças de ter o simples e necessário direito de estudar? Para mim o que Malala quer passar com toda sua história é que não importa o quanto tentem te derrubar, você não pode desistir. Tem que provar para o mundo e para você mesmo que consegue ter tudo o que deseja e mais.”
“Nos deparamos, muitas vezes, com problemas ou situações que crescemos achando normal pelo fato de todos à nossa volta estarem banalizando. É essa ‘tradição’ que faz um ato de corrupção passiva ou uma negação de direitos ser algo comum. Até o dia em que alguém tem a coragem de exigir o que não é dado e logo é visto como inimigo por estar indo contra o sistema. (…) Que todos tenham um pouco da Malala dentro de si para que nunca deixemos o ‘mal’ acomodado”, convoca o aluno Leonardo.
O estudante Higor gostaria que mais pessoas tivesse acesso a história de vida de Malala, e que aprendam com ela. “Às vezes, Deus nos coloca nos lugares que mais temos que lutar. Lutar por aquilo que mais queremos e isso nos torna fortes e nos faz influenciarmos muitos outros, pois esse era o propósito: influenciar. Essa é a missão não só da Malala, mas de muitos”, acredita.
EQUIPE ABCJ
#doeparaofuturo #jundiai #juventude #abcjembuscadeparcerias #mudançapelaeducação #abcj #preparandoofuturo