ABCJ oferece 32 vagas em curso de Logística do Senai

Matéria publicada no site do Jornal da Região em 07.09.2020

A Associação Beneficente Cultural de Jundiaí (ABCJ) abre nesta terça-feira (08) inscrições para o Programa Sócio Educativo “Preparando o Futuro”. Trata-se de um curso de Qualificação Profissional em Logística, que será ministrado pelo Senai Jundiaí. O curso é totalmente gratuito e uma oportunidade para jovens de 16 a 18 anos, oriundos de famílias de baixa renda. O grande diferencial desses estudantes é que mais do que uma formação técnica, eles também têm acompanhamento da Equipe Técnica, que busca orientá-los sobre os mais diversos aspectos da vida adulta. No final do ano, o aluno que mais se destacar recebe uma bolsa de ensino superior.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site da ABCJ (www.abcj.com.br), até o dia 16 de outubro. Este ano, por conta da necessidade de afastamento social, não haverá prova escrita. A seleção será feita através de análise curricular e entrevista pessoal, realizada de forma on-line. Por isso, no momento da inscrição o candidato já deverá estar munido de uma cópia digital de seu Histórico Escolar e de um comprovante de rendimentos da família.

Podem se inscrever jovens que tenham entre 16 e 18 anos, estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2020, tenham feito todo o Ensino Médio em escola pública, tenham renda familiar de até três salários mínimos e que não entejam, em 2021, matriculados em nenhum outro curso do Senai. As aulas acontecem aos sábados de manhã, na sede do Senai de Jundiaí, no Anhangabaú, e o candidato precisa ter esse horário livre no próximo ano.

O curso todo é gratuito e além de aulas teóricas de Logística e Informática, os alunos ainda participam de visitas técnicas. Semanalmente também assistem a diversas palestras a respeito de saúde, meio ambiente, sustentabilidade, formação social, mercado de trabalho, entre outros. A ABCJ fornece vale-transporte e alimentação para o período de aulas, sempre aos sábados.  Ao final do curso, o aluno que mais se destacar por seu talento e dedicação recebe uma bolsa de estudos para curso superior.

Adaptações

De acordo com o presidente da ABCJ, Miguel Arcanjo Mazzola, 2020 foi um ano de muitas adaptações, aprendizado e crescimento para a entidade. “Tivemos de nos adaptar a essa nova realidade. Durante o período sem aulas presenciais, os alunos continuaram sendo acompanhados pela Equipe Técnica e semanalmente fizeram atividades interessantes, lendo textos e acompanhando vídeos, que despertou nessa turma uma grande maturidade. Também nos sensibilizamos com a situação das famílias de alguns alunos, que enfrentaram dificuldades por conta da situação financeira gerada pela pandemia, e entregamos cestas básicas aos que precisaram”, explica.

A ABCJ, que existe há 16 anos em Jundiaí, desenvolvendo uma séria de atividades voltadas à assistência social, também vivenciou dificuldades. “A captação de recursos foi a mais abalada, pois muitas pessoas físicas e jurídicas que colaboravam conosco sofreram também o abalo da crise financeira. E também ficou comprometida a participação da ABCJ em eventos como Festa Junina e almoços. Mesmo assim, conseguimos desenvolver um novo site e investir na Equipe Técnica para que as atividades se adaptassem rapidamente às novas necessidades”, esclarece.

A ABCJ lança também nesta terça-feira (08) seu novo site, com mais informações, mais interativo e preparado para novidades. A nova página viabiliza até mesmo a doação espontânea, com um botão para as doações via Paypal. Mais informações e novidades estão disponíveis também no Facebook e no Instagram (@abcj_ong_).

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR