Os estudantes do Programa Preparando o Futuro, mantido pela ABCJ, voltam neste sábado (17) às aulas on-line do Senai. Houve um período de três semanas sem o ensino remoto do Curso de Operador de Logística por uma decisão da própria escola, durante a fase roxa do Plano São Paulo. Mas os alunos continuaram desenvolvendo semanalmente as atividades propostas pela Equipe Técnica.

E nesta semana tiveram um interessante desafio: acompanhar um vídeo do historiador e professor israelense Yuval Noah Harari, feito para o Ted Talks em 2015, intitulado “Porque os humanos governam o mundo”. No vídeo, ele faz um resumo histórico da evolução do homem e conclui que a diferença entre o ser humano e os outros animais não está no âmbito individual, mas no coletivo. Segundo ele, somos capazes de criar redes de cooperação sofisticadas e eficientes. E isso acontece porque podemos criar e acreditar em ficções ou em coisas que não estão provadas até aquele momento, e obedecermos às mesmas regras e os mesmos valores.

Para muitos dos jovens estudantes, refletir sobre o vídeo foi um grande estímulo. Foram elaborados textos com conteúdo consistente e boa argumentação. Como o da aluna Natália: “Admiro como os seres humanos, ao trabalhar em coletivo, administram muito bem qualquer tarefa, mesmo havendo divergências. (…) Ressalto a fala do palestrante quando diz que a imaginação é a ferramenta essencial para efetuar tarefas. No meu entendimento, isso está muito interligado com a vontade de fazer acontecer e satisfação pessoal.”

Outro aluno que também conseguiu extrair conteúdo para aprendizagem pessoal foi o Diogo. “O controle de sua própria imaginação é fundamental, pois é através dela que controlamos nossa vida. Portanto, pratique sua imaginação, leia livros diversos, assista palestras e documentários de diversos assuntos, tenha sua própria imaginação para que não fique dependente da imaginação alheia.”

Para a estudante Hana Beatriz, nossa criatividade é uma poderosa ferramenta. “Possuímos um superpoder em nossas mãos, que nada menos é que a imaginação. Com ela, fazemos com que coisas que de fato não existem se tornem reais. Aliás, somos capazes de tornar qualquer coisa real. Para isso, precisamos apenas desfrutar de nossos raciocínios e de alguém que acredite nisso”.

Vitor Hugo encontrou no filósofo grego Aristóteles a frase que resume o que sua impressão sobre o vídeo. “Nós só conseguimos controlar o mundo por conseguir nos comunicar uns com os outros, entender nossa realidade e muitas vezes, mudar se necessário. ‘A linguagem permite-nos criar conceitos, nomear os objetos e os seres, e construir um pensamento abstrato, atividades que os nossos companheiros irracionais não podem realizar.’, já nos alertou Aristóteles.”

Nossa aluna Giovanna de Fátima Pereira conclui: “Humanos, em contraste aos chimpanzés, usam sua linguagem não apenas para descrever a realidade, mas também para criar novas realidades, realidades fictícias. Só os humanos acreditam nessas histórias, e é por isso que controlamos o mundo, enquanto que chimpanzés estão presos em zoológicos e laboratórios de pesquisa. (…) Humanos vivem em uma realidade dupla. Todos os outros animais vivem em uma realidade objetiva”.

EQUIPE ABCJ

Para quem quiser conhecer o vídeo, ele está disponibilizado em: https://youtu.be/nzj7Wg4DAbs

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Ajude a ABCJ: Dados para depósito

Banco Sicredi – 748 Agência: 0738 Conta Corrente: 43182-5 CNPJ: 07965617/0001-90

CHAVE PIX: 07965617/0001-90