A vida de Geraldo Rufino, o fundador da empresa JR Diesel – maior empresa da América Latina em desmontagem e reciclagem de veículos, foi apresentada aos alunos do Programa Preparando o Futuro, da ABCJ, nesta semana. Eles assistiram em vídeo à palestra do empresário, que desde muito cedo teve de responsabilizar por sua própria subsistência, mas que sempre encarou os desafios com muita fé e alegria.

Os estudantes não tiveram palestra presencial antes da aula de Logística no sábado (10), pois a Equipe Técnica esteve reunida virtualmente com os familiares dos alunos. O encontro de encerramento do semestre é uma prática da ABCJ, com o objetivo de estreitar laços com a família já que junto com a instituição dividem a responsabilidade sobre os jovens durante este ano.

Os resultados da atividade foram muito interessantes. Um dos exemplos é o da aluna Giovanna Pimentel que contou um pouco sobre a prática da avó, que todos os anos recolhe latinhas pelo bairro para deixa-lo menos poluído. Depois, vende esse material e com o dinheiro a família prepara um almoço especial de Sexta-Feira Santa, que é oferecido aos vizinhos mais necessitados. “É claro que minha avó não fará isso para sempre, mas com toda certeza ela nos deixou o maior legado de nossa família e também um dos valores mais bonitos da vida: a empatia. Também acredito e concordo com as palavras do Geraldo: nós devemos fazer por nós para que não nos tornemos dependentes de alguém ou algo.”

O aluno Giovani lembrou a importância de saber valorizar o momento. “Temos de agradecer por tudo aquilo que temos, agradecer pelas pequenas coisas em nossa vida e saber dar  valor aos momentos que passamos ao lado das pessoas que nos são importantes. Viver a vida em suas pequenas maravilhas, aproveitando cada momento para que possamos ser pessoas mais gratas e felizes.”

Já a aluna Halexia destacou o costume que muitos têm de reclamar de tudo. “Todos os dias reclamamos de algo, e não valorizamos o nosso tempo, quando temos o principal, que é o dia, mais uma oportunidade de crescer e conquistar algo novo, por menor que seja, valorizando ao máximo e genuinamente agradecendo por tudo que possuímos hoje. Cada minuto a mais é motivo de alegria, e devemos valorizar isso.” 

A valorização do aqui e agora foi o enfoque da aluna Hana. “A diferença, a grande virada da vida, está aqui, e agora, em nossas escolhas. Não espere que em algum momento o sucesso bata-lhe a porta, pois ele, inconsequentemente, ou não, está acontecendo neste exato momento. Faça hoje, porque amanhã, poderemos não ter mais tempo. Seremos sempre, aquilo que escolhermos ser. Comece sendo grato.” 

A forma de sonhar foi destacada pelo aluno Marcus Vinícius. “Todos temos valores a se prezar e seguir, gerando o sucesso futuramente.  Os nossos sonhos dependem de nós mesmos. Ter valor é confiar em si próprio, e seguir em frente sempre atingindo mais e mais marcos da vida.”

EQUIPE ABCJ

A palestra de Rufino vale a pena ser assistida. https://www.ted.com/talks/geraldo_rufino_o_catador_de_sonhos?utm_campaign=tedspread&utm_medium=referral&utm_source=tedcomshare
Representantes das famílias dos alunos estiveram reunidos com a Equipe Técnica

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Ajude a ABCJ: Dados para depósito

Banco Sicredi – 748 Agência: 0738 Conta Corrente: 43182-5 CNPJ: 07965617/0001-90

CHAVE PIX: 07965617/0001-90