Alunos ficaram atentos aos ensinamentos

Os jovens que integram a turma 2021 do Programa Preparando o Futuro têm, semanalmente, a oportunidade de pensarem sobre temas importantes para seu crescimento pessoal e profissional. Assuntos que, muitas vezes, passam despercebidos, mas que são de muita importância para nos tornarmos pessoas melhores em todos os sentidos. No sábado (26), o tema foi “Acima da Expectativa”.

Numa palestra instigante, em que foi possível para cada aluno pensar sobre as experiências pessoais que já têm sobre a frustração, o cirurgião dentista José Luís Santos Ferreira, que tem diversas especializações em odontologia estética moderna e é um colaborador do ‘Adote um Aluno’, dedicou-se a abordar o tema de forma prática. Oferecendo aos estudantes uma visão diferente sobre como não se decepcionar ou causar frustração em outros, orientou os estudantes a aproveitarem oportunidades e almejarem o sucesso tendo como base:  agradecer, agir e orar.

A aluna Hana comentou que a expectativa nunca deve ser maior que a nossa realidade, mas que ambas devem crescer proporcionalmente. “É importante ter em mente que, por mais esforçados e dedicados que sejamos, podemos não obter o resultado desejado. O que devemos tirar disso? Afinal, a expectativa atua de forma positiva, ou negativa em nossas vidas? Devemos criá-las ou não? Tudo depende da forma em que usamos, da maneira que vemos e também de nosso raciocínio.”

Já a jovem Larissa Bueno foi categórica: “Onde houver expectativa haverá decepções e devemos aprender a lidar com elas, pois na vida nem tudo vai ser como queremos ou esperamos. Não que não possamos ter expectativa, mas precisamos estar preparado para o pior e ter sempre o pé no chão. Quanto mais alta expectativa, maior pode ser a queda. Expectativas exageradas causam mais do que frustração. Trazem insegurança e dor”, avalia.

O estudante Vitor Hugo frisou: “Devemos entender que a expectativa depende do nosso ponto de vista, e cada um tem o seu. Existe também a expectativa positiva, onde o resultado é melhor do que o esperado, e a expectativa negativa, que é pior do que o esperado. Já a decepção é o resultado de falsas expectativas, tanto nos outros como em nós mesmos.”

“Devemos usar nossas expectativas para algo bom, que possa nos dar incentivo para que o que estamos planejando ou querendo venha da maneira certa e tenha o desempenho correto. Que seja uma força para fazermos o correto e não nos desanimar”, acredita a aluna Yasmin.

Para o estudante Luan, o problema da expectativa é se acomodar. “O trabalho chato que você tem é o sonho de quem está desempregado. A casa pequena, o sonho de quem está sem teto. Seu pouco dinheiro, o sonho de quem está devendo. Suas conquistas, o sonho de quem está na luta para conquistar algo. Mesmo nas dificuldades, ore, agradeça. Sempre tem alguém passando por momentos piores. Tente expandir seus hábitos, seu cérebro para coisas novas, para algo que fortaleça seus conhecimentos. Aprimore-se, reinvente-se, supere-se. Você é o único que pode mudar isso!”

#doeparaofuturo

EQUIPE ABCJ

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Ajude a ABCJ: Dados para depósito

Banco Sicredi – 748 Agência: 0738 Conta Corrente: 43182-5 CNPJ: 07965617/0001-90

CHAVE PIX: 07965617/0001-90