As oportunidades aproveitadas, os muitos caminhos percorridos, as dificuldades superadas, o aprendizado inesquecível. Esses foram alguns dos temas abordados pelos ex-alunos do Programa Preparando o Futuro da ABCJ, João Felipe Barros, da turma de 2017, e Diogo Carneiro, da turma de 2020. Eles foram os palestrantes que conversaram com a turma 2021 na manhã deste sábado (20), e ofertaram suas experiências para aprendizado dos estudantes deste ano.

De forma sucinta, dinâmica, jovem e bem-humorada, eles destacaram que mais do que esperar as oportunidades acontecerem, eles foram atrás delas e conseguiram perceber as portas que foram abertas durante o curso. “Quando recebi a informação de que eu havia sido aprovado no processo seletivo na empresa Humanus, onde trabalho até hoje, foi aqui, dentro da sala de aula do ‘Preparando’. Não fui o aluno selecionado para a bolsa, mas entendi que outras oportunidades surgiram”, destacou João.

Já Diogo, que foi o ganhador da bolsa de estudos na faculdade de Economia da UniAnchieta em 2020, rememorou os primeiros dias de aula e quanto imaginou a possibilidade de um dia palestrar para os alunos. “Hoje essa oportunidade me foi aberta. Tenho certeza de que as portas estão se abrindo também para vocês. Desejo que saibam aproveitá-las”.

Para a aluna Giovanna de Fátima Cândido Pereira, o que chamou a atenção na palestra dos dois jovens foi a importância do envolvimento da família. “Eles falaram sobre o esforço próprio, sobre não desistir de estudar, e isso tem muito a ver comigo. Mas também destacaram a alegria da família quando conquistaram a bolsa ou o emprego, ou seja, nossas atitudes afetam a vida de todos”, redigiu ela, que é portadora de surdez.

“É satisfatório ver toda a evolução conquistada com o curso, desde a bolsa no curso superior até as vagas de emprego e a relação pessoal, profissional e familiar. Melhor ainda é saber que todos nós estamos tendo essas mesmas oportunidades e somos todos bem acolhidos pela Equipe ABCJ”, avaliou a aluna Hanna Beatriz Lima.

Para o estudante Diogo Cunha Gimenes, conhecer seu homônimo e ganhador da bolsa no ano passado foi uma grande oportunidade. “Eu me identifiquei muito com ele. Foi meu primeiro contato com alguém que está iniciando o curso que eu também pretendo seguir. Quero um dia poder ter a oportunidade de também passar essa experiência a outras pessoas”, declarou ele que também pretende cursar Economia.

Carla Huthielle Tirola, aluna deste ano, frisou o aproveitamento que os dois deram às oportunidades que surgiram. “A palestra foi inspiradora. Assim como eles tiveram diferentes experiências e souberam aproveitar com dedicação e foco, tenho certeza de que elas também surgirão para nós”.

Acolhimento foi a sensação garimpada pela aluna Larissa Bueno da Silva. “Ambos são muito dedicados e gratos pelo Projeto e conseguiram passar essa sensação. Fizeram com que eu me sentisse feliz e acolhida, e espero superar todas as expectativas”.

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Ajude a ABCJ: Dados para depósito

Banco Sicredi – 748 Agência: 0738 Conta Corrente: 43182-5 CNPJ: 07965617/0001-90

CHAVE PIX: 07965617/0001-90