Muita gente tem sonhos de consumo grandiosos, como ter uma casa própria, um carro ou fazer uma viagem para um lugar específico. Ou mesmo poder pagar uma boa faculdade ou uma especialização. Poucos, porém, conseguem se programar financeiramente para concretizar esse sonho. E muitas vezes não é porque não recebam vencimentos suficientes, mas porque não conseguem planejar e organizar as finanças de modo que esse objetivo seja alcançado.

Foi pensando em ajudar os alunos do Programa Preparando o Futuro a se planejarem para atingir suas metas que a ABCJ convidou a economista e especialista em finanças pessoais, Gislaine Tonetti Martini, para fazer a palestra sobre Planejamento Financeiro no sábado (12). E o resultado não poderia ser mais prazerosos do que ver nos olhos dos adolescentes o brilho de quem quer aprender. Ou como resumiu o aluno Pedro ao entregar o certificado à especialista: “Mais do que planejamento financeiro, ensinou a planejamento de sonhos”.

Durante a semana os jovens elaboraram interessantes textos a respeito do assunto. A aluna Thaíssa Galdina destacou: “O dinheiro tem bastante relação com os sonhos, pois muitas vezes deixamos de realizá-los por falta  do dinheiro. Porém, não devemos desistir e sim tentar achar uma solução para gerenciar nossa vida financeira. Somos capazes de sonhar, de imaginar e criar coisas em nossas cabeças. Da mesma forma, somos capazes de fazer isso se tornar realidade.”

A jovem Natália já havia participado de algumas aulas sobre finanças pessoais. “Gosto muito de deixar as coisas sob controle e pensar em reservas. Acredito que para manusear dinheiro é preciso ter controle emocional. Às vezes, posso estar longe dos meus sonhos quando me saboto por preguiça e falta de responsabilidade, mas sempre me lembro do que minha professora dizia: ‘faça um boleto e pague a si mesmo todo o mês e crie este hábito’, relembra.

Para o estudante Luan, vale a pena adaptar sua realidade para conseguir conquistar aquela que se quer almeja. “Hoje minha realidade é estudar muito, fazer meus cursos e trabalhar para que lá na frente eu possa ter uma vida financeira boa, uma família incrível, e que eu possa mostrar a meus filhos tudo que meu pai não me mostrou: encarar as circunstâncias da vida de frente, ter responsabilidade e ser homem de verdade, planejar, criar e sustentar minha família. Farei tudo pra isso se realizar, e vai! Quando chegar esse dia, irei olhar para trás e dizer: eu consegui!”

Para a aluna Hana, a palestrante deixou ensinos importantes. “Foram pontos essenciais como o que é dinheiro, quais são nossos sonhos, e o que nos impede de alcançá-los, além de alguns exemplos de fluxo de caixa e investimentos. Para mim ficou a conclusão de que é necessário todo um planejamento e entendimento financeiro para alcançarmos nossos objetivos. De nada adianta ter dinheiro e não fazer com que nossos desejos se concretizem. É necessário trabalhar para viver, não viver para trabalhar.”

“É essencial organizar e planejar no que investir o nosso dinheiro, para termos uma noção melhor sobre onde estamos gastando e ter a certeza que será possível realizar o que queremos, como uma viagem ou uma faculdade. Porém, para isso precisamos ter paciência. O ideal é que cuidemos do nosso dinheiro agora para futuramente ele cuidar de nós, mas não devemos ficar presos, deixar de fazer ou realizar sonhos por conta do dinheiro. Cuide com sabedoria”, ensina a jovem Carla.

EQUIPE ABCJ

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Ajude a ABCJ: Dados para depósito

Banco Sicredi – 748 Agência: 0738 Conta Corrente: 43182-5 CNPJ: 07965617/0001-90

CHAVE PIX: 07965617/0001-90