Alunos do Preparando aprendem sobre “As sete saúdes e o segredo do sucesso”

Manter vida pessoal e profissional em equilíbrio não é missão fácil. Muitas vezes, precisamos abrir mão de alguns aspectos da vida em determinado momento para darmos atenção especial a alguma outra área. E isso não é errado! “As sete saúdes e o segredo do sucesso” foi o tema escolhido pelo engenheiro Durval Simões Júnior, colaborador da ABCJ, para apresentar aos alunos da turma 2022 do Projeto Preparando o Futuro

Na palestra, ele abordou que a saúde é dividida em sete aspectos: a saúde física, a intelectual, a espiritual, a financeira, a emocional, a social, e a profissional. E que em cada fase da vida devemos dar prioridade àquela que precisa de mais cuidado no momento. Ainda que para isso seja preciso ‘dar alguns passos atrás’ em algumas delas. De forma interativa com os jovens, teceu comentários sobre aspectos de sua vida pessoal para exemplificar que sempre é preciso fazer um autoexame e saber avaliar quais aspectos precisam ser colocados em primeiro lugar.

O aluno Guilherme Guerino Dutra comentou: “Acredito que todas as saúdes são importantes e precisamos ter um equilíbrio entre elas. Porém, nem sempre conseguimos equilibrar tudo e por isso temos que ter prioridades. É com o passar do tempo que nós adquirimos maturidade para fazer as escolhas dessas prioridades.”

Para a estudante Nicolle dos Santos Barbosa , manter o equilíbrio entre as sete saúdes não é tarefa fácil. “Temos que escolher uma prioridade, pois não é possível se dedicar a tudo ao mesmo tempo: nossa saúde emocional não aguenta. E se essa saúde for embora, as outras também irão, pois o emocional é o equilíbrio de nossa vida. Sem ele, tudo se torna mais difícil”, avalia.

A jovem Ana Louisa da Rosa Prates trouxe um exemplo pessoal. “As sete saúdes são os sete pilares da vida. Sempre haverá um deles que em algum momento vamos ter de deixar para conseguir equilibrar tudo. Aprendemos a administrar tudo isso de forma muito complexa durante a vida. É aquele ditado: ‘o que não se aprende no amor, se aprende na dor’. No meu caso, sei que devo priorizar algumas dessas sete saúdes, abrir mão de outras. É algo a ser trabalhado por mim e por outras pessoas que aprendem que fazer isso nos dá a consciência de viver mais saudável”.

Arthur Lúcio Amorim, também aluno do Projeto comentou que idealmente, todas as saúdes deveriam estar em equilíbrio. “Mas na realidade sabe-se que é impossível. Porém, para cada momento na vida há alguma prioridade. O importante é conciliar tudo conforme a necessidade. Seis meses atrás comecei a fazer Muay Thai e musculação e hoje sou muito grato por essa escolha que me trouxe saúde tanto física quanto mental e social”.

“Não imaginava que ter saúde ia além do bem estar do corpo. Há muitos tipos de saúde, um interligado a outro, como no exemplo do equilibrista que mantém os pratos girando. Porém, é impossível não se frustrar em alguns setores da vida. E está tudo bem! As prioridades nas quais nos focamos são aquelas que podemos ver com mais carinho e atenção, mesmo que um ‘prato’ caia. Precisamos saber quais são realmente importantes que sejam mantidos girando”, escreveu a estudante Beatriz Caroline Evaristo. 

EQUIPE ABCJ

This Post Has 2 Comments

  1. Maria Lúcia T. C. Nasser

    Este tema das sete saúdes é importantissimo! Não só para os jovens; para todas as idades.Mais uma vez parabéns à equipe da ABCJ!

    1. abcj-admin

      Agradecemos pela participação e incentivos!

Leave a Reply