Alunos da turma 2022 escrevem sobre as expectativas para o ano

Os estudantes que compõem a turma 2022 do Projeto Preparando o Futuro, marca registrada da ABCJ, tiveram na manhã do dia 5 de fevereiro o primeiro dia de aula do curso de Qualificação Profissional em Operador de Logística, no Senai de Jundiaí. Ainda antes da aula técnica, estiveram reunidos com a Equipe Técnica da ABCJ, que apresentou com um pouco mais de detalhes como funciona o projeto e os compromissos da ABCJ e também dos alunos durante todo o ano.

Foi um momento muito produtivo, em que a equipe, composta pelo coordenador Adilson Luiz Zanotello, a assistente social Lilia Irani de Souza Reis, a psicóloga Tamiris de Nazaré Gomes e a jornalista Roberta Dutra Marquesini, bem como presidente da ABCJ, Miguel Arcanjo Mazzola, puderam explicar melhor como será o acompanhamento dos alunos durante o ano e o que é esperado como participação por parte dos jovens. Todos os alunos escreveram textos muito interessantes sobre essa primeira experiência.

A aluna Sícile Thalita de Oliveira Matos ficou bastante impressionada com a abordagem feita pela psicóloga Tamiris, que lembrou o neuropsiquiatra e psicoterapeuta Viktor Frankl, e sua dedicação ao estudo da motivação. “Levarei todo o curso, tentando e buscando o melhor de cada momento e aula, para que no final eu veja que tudo foi por um propósito maior. É como pensava Viktor Frankl: ‘Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável, devemos transformá-la; e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos’.”

A jovem Renata do Nascimento Mariano lembrou toda a angústia enfrentada por todos nos dois últimos anos. “Nesse ano existe um diferencial: a esperança. Refletir sobre os obstáculos vividos até aqui, me faz perceber que eu posso lutar contra coisas que eu nunca seria capaz de vencer. Fazendo parte do Projeto Preparando o Futuro, creio que esse raio de esperança irá aumentar, e também será mais fácil de não me esquecer da minha essência e dos meus objetivos, profissionais e pessoais, além de obter capacitação profissional.”

Para a estudante Beatriz Caroline Evaristo, o projeto mostrou-se acolhedor. “É bom ver que ainda existem pessoas que se importam com nosso futuro e dificuldades, sejam lá quais sejam, nos cobrando apenas o que na verdade nem deveria ser cobrado: cumprir horários, não faltar e se comprometer com quem está comprometido com a gente. Em qualquer chance da vida, isso é o mínimo que devíamos saber e realizar sempre.”

O jovem Patrick Pedro da Silva comparou o curso a uma luz no fim do túnel. “Quando a equipe da ABCJ anunciou esse curso na minha escola, fiquei muito animado, mesmo não sabendo se iria passar por todas as etapas. No documento, estava tudo muito bem explicado, e o mais impressionante: 0 de custo, nenhum aluno pagaria nada. Vale-Transporte, lanche, uniforme foram algumas das promessas do curso (todas cumpridas), fora todo tipo de assistência que os alunos fossem precisar. E mais uma vez a equipe da ABCJ reforçou o único requisito que eles precisavam que todos os alunos tivessem, em troca de tudo que o curso nos oferece: a presença”.

O aluno Geovany Rodrigues Rezende destacou o cuidado com que tudo é preparado para os alunos. “Durante a apresentação, pude ver que é um projeto que foi plantado com amor, com alegria, com o desejo de ajudar o próximo. Poder participar e ver o crescimento do projeto, é gratificante. Saber que tudo foi preparado com carinho faz que minhas expectativas sejam grandes, tanto para minha vida profissional tanto quanto a mim como pessoa”.

EQUIPE ABCJ

Este post tem 2 comentários

  1. Maria Lúcia T. C. Nasser

    Acompanho este projeto, mesmo que a distância e fico muito feliz e entusiasmada com os resultados que vem apresentando. Parabenizo os idealizadores e dirigentes.

    1. abcj-admin

      Agradecemos muito por todo apoio e vibração para que o “Preparando o Futuro” continue a ser um sucesso!

Deixe um comentário