A importância da Filosofia é debatida pelos alunos

O tema pode parecer complexo, mas a proposta feita aos alunos da turma 2022 do Projeto Preparando o Futuro na manhã do sábado (19) foi muito além de despejar conteúdos de uma disciplina complexa como a Filosofia. A ideia foi mostrar aos jovens a importância de questionarem tudo o que acontece, o que vêm, o que ouvem e o que lêem.

O contabilista e colaborador da ABCJ, Marco Antonio Prebianqui, profundo admirador e estudioso da Filosofia, iniciou sua palestra destacando que o que uma pessoa se torna ao longo de sua vida depende de duas coisas: as oportunidades que ela teve e as escolhas que ela fez. E fez um convite para que os jovens imaginem como estarão daqui um ano. Essa é uma forma de eles planejarem e programarem as ações para que consigam conquistar aquilo que sonham.

Os alunos não apenas fizeram perguntas, mas também organizaram uma fila de autógrafos, já que Prebianqui presenteou cada um deles com o exemplar do livro de sua autoria “Filosofia para uma vida Melhor”.

Para a jovem Marcela Ferreira, é importante entendermos o que é filosofar. “Pensamos que a filosofia não traz sentido algum, mas a questão é: queremos resposta para ontem, mas esquecemos que, primeiro, ela nos ensina a pensar. Não existe uma receita a seguir para alcançar a felicidade e o sucesso, mas existem comportamentos que podemos colocar em prática. O principal é tomar decisões e fazer escolhas todos os dias, pois tudo que buscamos para o dia de amanhã, necessita da escolha de hoje”.

O estudante Vitor Lorran Pacheco dos Santos comentou: “É a Filosofia que nos molda e ela que fará parte de toda nossa vida, desde o momento em que, na nossa infância, questionamos por qual motivo devemos comer brócolis, até a nossa vida adulta, quando nos indagamos sobre o motivo da gasolina estar tão cara ou por que tal lei foi aprovada ou vetada e como isso nos afetará”.

A aluna Samyrha Mina Machado faz um questionamento: “O que é viver de verdade? E o que é ser feliz? Acho que viver está totalmente ligado à felicidade e à tristeza, raiva e paixões. Pode parecer clichê, mas tenho a certeza que sem isso não vivemos. Paixão por trabalho, paixão por estudos, por livros e pessoas realmente acredito que essas paixões são as que nos fazem vivos de verdade”, arrisca.

A estudante Nicolle dos Santos Barbosa faz um alerta sobre os processos evolutivos de cada um. “Tudo é fase, tudo passa. Basta você escolher se quer encarar de cabeça erguida, com pensamentos positivos e com a certeza que tudo dará certo, ou viver infeliz, dificultando tudo e deixando a felicidade ir embora. Para ser alguém no futuro, devemos fazer escolhas hoje, nos perguntando onde queremos chegar e de que forma”.

O aluno Felipe Oscar Farias da Rocha destaca a responsabilidade ao tomarmos decisões. “Atualmente, as pessoas se preocupam com a saúde do corpo, estética etc. Porém, esquecem-se da saúde da mente, assim potencializando uma doença, sem perceber. A Filosofia não traz respostas prontas, mas ela nossa ensina a pensar. Não fomos treinados para pensar, fomos educados para trabalhar. Precisamos ter senso crítico o suficiente para questionar, dar importância a se buscar o conhecimento e a sabedoria”.

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário