ABCJ é tema de projeto de extensão na UniAnchieta e ganha mascote

Estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Gestão de Negócios e Inovação da UniAnchieta criaram projeto, que foi escolhido como o melhor

A Associação Beneficente e Cultural de Jundiaí (ABCJ) e a UniAnchieta mantém uma parceria de vários anos. Mas em 2021 esses laços se estreitaram ainda mais, através da iniciativa de 11 jovens universitários dos cursos de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Gestão de Negócios e Inovação que escolheram a entidade como tema do Projeto de Extensão desenvolvido ao longo do primeiro semestre. Orientados pela professora Verena Pereira e sob coordenação do professor Antônio Carlos Valini, foram 14 os grupos que propuseram soluções inovadoras de gestão, design e comunicação para empresas de Jundiaí e região, mas durante a apresentação dos projetos no sábado (19), o projeto escolhido como o melhor foi justamente o que usou o case ABCJ.

Segundo o presidente da instituição, Miguel Arcanjo Mazzola, alguns estudantes já conheciam a entidade. “Eles nos procuraram e questionaram sobre a possibilidade de desenvolverem o projeto para a ABCJ. Fizemos uma reunião virtual entre os universitários e a Equipe Técnica e percebemos que poderia ser uma via de mão dupla: eles nos ajudariam a melhorar nossa gestão em diversos aspectos e a ABCJ os ajudaria confiando no trabalho deles”.

Participaram dos contatos com os estudantes o coordenador Adilson Zanotello, a psicóloga Kátia Soares, a comunicadora Roberta Dutra Marquesini e o colaborador Agostinho Raponi, que compõem a Equipe Técnica da ABCJ. “Foi muito importante esse contato com toda a equipe porque os universitários perceberam que nosso trabalho é sério, voltado à formação do jovem de baixa renda, e sentiram o quanto todos nós trabalhamos com amor”, frisa Mazzola.

O grupo que trabalhou com o tema ABCJ foi formado pelos jovens Adrielle Molena, Gustavo Mendes, Viviane Araujo, Luciano Rodrigues, Petrya Cassemiro, João Marcos Chrispim, Kathleen Rizzieri, Iury Secchin, Anderson Ferreira, Larissa Vieira e João Torelli. A cada um coube uma parte específica do trabalho, que antes mesmo de ser mostrado na UniAnchieta foi apresentado para a ABCJ. “Foi exatamente como se nós tivéssemos contratado o grupo como uma agência profissional para desenvolverem essas ideias para a ABCJ. E ficamos bastante impressionados com o  resultado”, complementa Mazzola.

Jotinha

Desde a paleta de cores a ser usada no material de divulgação da ABCJ, até o logotipo, rebranding, indicação de campanhas de arrecadação de recursos, ideias para o site, tudo foi feito com muito carinho e profissionalismo pelos alunos. A ABCJ ganhou até mesmo um mascote: é o Jotinha, que foi baseado num boneco confeccionado em crochê, pela técnica ‘amigurumi’, e que foi presenteado pela artesã Rosana Iapichini de Camargo à entidade.

Com muita habilidade e profissionalismo, o mascote foi desenhado pelo estudante Luciano Rodrigues e já está no novo site da ABCJ, que entra no ar em breve. Ele será o que em comunicação de chama “brand persona” da ABCJ: um personagem com a cara da entidade e do público atendido. O Jotinha passará a ser o meio através do qual a ABCJ deverá manter um contato mais próximo com os atuais e com os futuros alunos do Programa Preparando o Futuro.

A ABCJ é uma entidade beneficente e filantrópica, criada por um grupo de amigos, e existe há 17 anos em Jundiaí. Além de inciativas como o Natal Solidário, Campanha de Inverno e distribuição de cestas básicas, o principal programa desenvolvido é o Preparando o Futuro, que consiste em ofertar anualmente um curso de Qualificação Profissional em Logística no Senai, para jovens de famílias de baixa renda da região, e que estejam concluindo ou já concluíram o Ensino Médio.

Mais do que a formação, é ofertado também acompanhamento social e psicológico, além de palestras instrutivas que visam a formação social e cultural desses jovens. Anualmente, um dos alunos é escolhido por seu talento e dedicação para receber uma bolsa de estudos na UniAnchieta. Para a turma de 2022, as inscrições começam em setembro. Mais informações no site www.abcj.com.br.

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário