Projeto Preparando o Futuro’ agora é marca registrada da ABCJ

A Associação Beneficente e Cultural de Jundiaí (ABCJ) conseguiu nesta semana uma grande vitória: a partir de agora, a marca “Projeto Preparando o Futuro” é concessão definitiva da entidade. A proposta de registrar a marca partiu do diretor João Gama, que ficou preocupado com o fato de existirem outras empresas que se utilizavam da mesma construção para designar cursos pagos e lucrativos, em contraposição com a proposta da ABCJ que é a de oferecer um curso gratuito a jovens de baixa renda.

A Concessão Definitiva pelo INPI foi publicada no dia 27 de julho na RPI (Revista da Propriedade Industrial) 2638. O Certificado de Registro deve ser emitido em breve. A partir de agora, “Projeto Preparando o Futuro” é a marca da principal frente de trabalho da ABCJ, que é mudar a realidade dos jovens de baixa renda da nossa região através da educação.

Todo o processo de registro da marca ficou por conta da empresa Crimark, que é referência na região no que diz respeito à propriedade intelectual, com destaque para o ramo de marcas e patentes. “Desde que nosso diretor João Gama levantou essa necessidade, passamos a trabalhar com a ideia de registrar a marca porque nossa proposta é fazer sempre tudo de forma correta, transparente e dentro da lei. Procuramos uma empresa séria que fizesse isso de forma correta e para nós da ABCJ esse registro hoje é uma grande vitória”, destaca o presidente da entidade, Miguel Arcanjo Mazzola.

A ABCJ surgiu na década de 60, por iniciativa de um grupo de amigos, e tinha como objetivo o assistencialismo às famílias em situação de vulnerabilidade. As atividades acabaram sendo suspensas depois de algum tempo. Foi nos anos 2000 que a documentação sobre esse trabalho foi descoberta por Jairo Arlindo de Mattos, que resolveu retomar a ideia e em 2005 conseguiu reunir alguns desses amigos e juntar a eles outros com a mesma proposta de benemerência. Assim foi fundada oficialmente a ABCJ em 10 de março de 2006. Foi nessa época que surgiu a iniciativa de ofertar a jovens talentosos e de baixo poder aquisitivo a oportunidade de formação humana, através de palestras corporativas e qualificação técnica profissional: o Preparando o Futuro.

Hoje a ABCJ é reconhecida como utilidade pública municipal e contabiliza mais de 280 jovens formados pelo Projeto Preparando o Futuro, além de seis jovens formados no ensino superior com bolsas fornecidas pela Associação e outros oito jovens universitários que possuem bolsa. Some-se ainda as ações do Natal Solidário, que já entregou mais de 9 mil presentes, a Campanha de Inverno, que doou cerca de 2.700 cobertores, e as doações de alimentos, que chegam a 4 toneladas.

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário