Preparando o Futuro capacita alunos para o mundo profissional com palestra cheia de dicas

Muitas pessoas que não dominam determinado tema, seja ele comportamental ou profissional, costumam procurar especialistas que os auxiliem a compreender aquele determinado assunto. Nem sempre encontramos boas dicas, nem sempre temos recursos que nos permitam alcançar esses entendedores. Mas os alunos do Projeto Preparando o Futuro têm, semanalmente, a oportunidade de terem contato com pessoas que podem auxiliar muito a prepará-los como profissionais e como pessoas. Assim são as palestras que antecedem o curso de Logística da ABCJ, nas manhãs de sábado no Senai.

E no dia 27 de agosto os alunos da turma 2022 puderam aprender bastante sobre “O Jovem e o Mercado de Trabalho”, na palestra cuidadosamente preparada pela diretora geral da Associação de Educação do Homem do Amanhã de Várzea Paulista, Roseli Nogueira. A palestrante não apenas ofereceu um compêndio de dicas e informações sobre o assunto, como apresentou novos conceitos aos alunos, como a de Human Skills, em complementação às Hard e Soft Skills (habilidades).

O jovem Vinicius Leonardo da Silva Garcia comentou: “A palestrante nos ajudou a lembrar que é sempre importante a quem deseja ingressar neste mundo estar sempre se atualizado e buscando mais conhecimento na área em que se pretende atuar, uma vez que as empresas estão sempre à procura de candidatos com uma base profissional mais sólida”.

A jovem Larissa Hellen de Oliveira, que passou pela Guardinha, teve oportunidade de viver um pouco do que foi falado. “O conhecimento, a busca pelo saber, a sede de sucesso, o comportamento, a forma de se comunicar e de se vestir fazem muita diferença no mercado de trabalho. Na nossa idade, devemos investir em cursos e atividades que acrescentarão algo em nossa vida profissional. Aos 17 anos, consegui entrar, através da Guardinha, na Continental, uma empresa multinacional. Aos 18, ingressei na multinacional Thyssenkrupp, já como estagiária. Consegui isso mesmo sendo jovem porque desde criança investia em cursos de línguas, informática, Libras… As decisões de hoje definirão o profissional que você será no futuro”.

O estudante Vitor Lorran Pacheco elogiou a qualidade da palestra. “Tenho plena convicção que após o término do curso de Operador de Logística serei imensamente mais capacitado para ocupar quaisquer cargos, pois com a palestras semanais que duram cerca de 40 minutos, eu sinto que absorvi conhecimento equivalente a um curso de muitas horas. Eu tinha diversas dúvidas, inseguranças e me sentia impotente diante das entrevistas. Mas depois dessa palestra me sinto mais seguro e preparado”.

 “A inclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e principalmente responsabilidade profissional e pessoal. Essa tarefa, no entanto, não é fácil. É preciso deixar marcas positivas, ser um diferencial em relação à legião de candidatos potenciais que brigam por uma vaga. Para isso, o jovem precisa fazer a diferença, meta atingível somente através do estudo”, afirma o aluno Guilherme Guerino Dutra.

Para a estudante Ana Louisa da Rosa Prates, “Às vezes, é necessário diminuir um pouco a expectativa de cargo alto dentro da empresa e iniciar como jovem aprendiz ou estagiário e lutar até chegar no objetivo final. Confiar no seu potencial, acreditar que você consegue e que é possível chegar e alcançar todos os seus objetivos. Saber ter empatia, ética, conhecimento emocional e, principalmente, força de vontade de participar de uma empresa faz a diferença na seleção. Seja diferente, seja confiante, esteja aberto para novas oportunidades. Seja você!”

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário