Palestra sobre Empregabilidade leva lição sobre valorização de sua origem

Na manhã do sábado (21), o mais frio do ano até agora, os jovens do Projeto Preparando o Futuro, da ABCJ, deixaram o conforto de suas casas, enfrentaram as baixas temperaturas e foram até o Senai de Jundiaí em busca de um só objetivo: transformarem seu futuro através da Educação. Para estimulá-los ainda mais a se manterem firmes nesse propósito, a palestra da manhã foi de um jovem empresário que, como eles, veio de uma origem humilde e conseguiu construir seu futuro alicerçado em honestidade e uma dedicação imensurável aos estudos.

Felipe Shahin Franco é um grande colaborador de ABCJ e também um exemplo de vida. Filho de pais separados, foi criado pelos avós na comunidade São Camilo. Foi através da perseverança e da dedicação aos estudos que ele conseguiu construir sua carreira como contador e hoje tem uma empresa de contabilidade. Falando em linguagem jovem, ele abordou as muitas mudanças no mercado de trabalho, mas levou aos estudantes uma mensagem de esperança, frisando que apesar de alguns empregos serem extintos pelas novas tecnologias, muitos outros surgem. O tema da palestra foi “Empregabilidade e Tendências no Mercado de Trabalho”, e os alunos conseguiram extrair lições para a vida.

É o que se pode perceber ao ler um trecho do texto produzido pelo aluno Andrey Augusto Lima Ribeiro. “As oportunidades estão aí para todos. É de nossa escolha irmos atrás e acompanhar o avanço e inovação da tecnologia. ‘Reskilling’ é a palavra-chave. Mas não apenas no lado profissional. Também existe o lado pessoal. Ter a habilidade da empatia, adaptabilidade, transparência e comunicação, pois é de suma importância ter a noção de que a carreira é importante, porém o lado pessoal também. Hoje, além de conhecimento, ganhei uma imensa admiração pelo Felipe, sua origem e sua vida. Pois o único limite que nós temos é aquele que nós criamos”.

A estudante Luiza Rocha Oliveira comentou: “É necessário se adaptar às mudanças, afinal, novas profissões e novas demandas estão surgindo. Com o acesso a milhares de informações, é necessário desenvolver o pensamento crítico: até onde as informações são verdadeiras, ou falsas? Moedas virtuais, algoritmos, realidade virtual, inteligência artificial, tudo isso faz parte do nosso mundo, cada vez mais tecnológico. Essa rapidez toda exige adaptação, tanto para o autoconhecimento quanto para lidarmos e convivermos melhor com o próximo”.

Para a jovem Giovana Bispo da Silva, a palestra desencadeou um exercício de autoanálise. “O que eu espero? Espero poder ir longe, além daquilo que está ao meu alcance. Estudar bastante e me tornar quem sempre sonhei! O que me impede? O medo de não conseguir. Mas tenho que permanecer com a mente aberta, com bastante conhecimento, para conseguir um bom resultado, pois conseguir chegar onde eu quero só depende de mim mesmo”.

Para a aluna Ana Louisa da Rosa Prates, a palestra foi uma grande lição. “Muitas áreas estão sendo extintas, mas diversas outras estão surgindo e isso é muito importante para a empregabilidade, gerar novos empregos, novas profissões e pessoas que talvez não tenham interesse em alguma área tradicional se interessem por essas novas profissões e consigam fazer a diferença. (…) A história do Felipe e os ensinamentos nos mostraram que você é capaz de mudar e melhorar sua história e sua vida. Gratidão e humildade sempre têm que andar conosco, na vida pessoal e profissional.”

A jovem Mirella Marjorie Leme também ficou empolgada com a visão exposta pelo palestrante. “Achei muito interessante ele comentar que devido ao avanço tecnológico muitos empregos vão desaparecer. Mas, ao mesmo tempo, novas profissões vão surgir com a tecnologia. Achei bem importante ele ter dito que não importa nossa origem, tem que ter coragem para estudar e ir atrás de seus sonhos. Até porque muitas pessoas desistem de fazer algo e até perdem oportunidades devido ao seu local de origem. Não podemos ter vergonha de quem somos”.

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário