Quem é você? A pergunta pode parecer simples, mas a resposta certamente é muito complexa e pode ser radicalmente diferente em várias fases da vida. Visando estimular esse questionamento que leva ao autoconhecimento, a psicóloga Adriana Ugliara proferiu na manhã de sábado (06) a palestra “Orientação Profissional” para os alunos do Projeto Preparando o Futuro, antes das aulas de Logística, no Senai.
Estimulados pela pergunta e pela história de vida da profissional, os alunos fizeram várias indagações e se empolgaram com a possibilidade de descobrirem por si mesmo as respostas. Ela deixou aos jovens a proposta de pensarem em três situações em que eles superaram as próprias expectativas, e os resultados foram surpreendentes, bem como as reflexões produzidas pelos alunos durante a semana.
A aluna Beatriz Cristina ficou bastante empolgada com a palestra. “O autoconhecimento é algo muito importante para a nossa vida. Quando pensamos sobre o que queremos para o futuro, precisamos saber do que gostamos, o que nos faz bem, algo que nos deixa feliz. Mas não é fácil descobrir isso tudo tão rápido. Muitas vezes escolhemos nossa profissão sem nem pensar nessas questões. Acredito que nos conhecendo mais, tornamos nossa vida melhor e muito mais feliz.”
Para a jovem Carla, não é preciso ter pressa. “Precisamos entender que já somos alguém e se temos vontade de nos profissionalizar em algo, devemos traçar um caminho até ele. Não é apenas escolher uma faculdade. Se você ainda não escolheu o que quer seguir, está tudo bem. Não precisamos começar uma faculdade aos 17 anos e muito menos planejar toda uma vida nessa idade. Tudo tem o seu tempo e nós também.”
O estudante Giovani também avaliou o autoconhecimento como essencial. “Para saber aquilo que você deve fazer e então ir ao encontro de seus objetivos é necessário se conhecer, saber suas qualidades e defeitos, ter um bom planejamento e pesquisar para ter um bom entendimento sobre a profissão desejada, saber todas as etapas e se eu me encaixo, para que possa surgir o gostar de trabalhar e fazer as coisas com entusiasmo, da melhor maneira possível.”
A aluna Júlia resumiu os sentimentos que envolvem o jovem no momento de eleger uma carreira. “Escolher uma profissão não é nada fácil. Antes de decidirmos, temos que nos conhecer, saber o que queremos de verdade. A pessoa que não conhece a si mesmo se deixa levar pelos outros. Quando eu me conheço, consigo aproveitar as oportunidades, pois a profissão perfeita não existe. O que existe é a profissão que nos deixa feliz.”
Para a aluna Natália, a palestra foi revigorante. “Foi um gás enorme para entender que sou capaz quando acredito ser. Vou tentar dissolver o que aprendi. Entendo hoje que não adianta evitar o problema, pois nada se resolve assim.(…) Aprendi muita coisa com várias situações. Nas mais difíceis, demorei a perceber quanto a superei. Nas outras, notei com mais facilidade a superação. Talvez seja porque grandes lições demandam tempo para refletir. Enfim, que palestra cirúrgica!”