Jovens do ‘Preparando o Futuro’ aprendem mais sobre liderança

Muitas pessoas costumam brincar que sonham em se tornarem ‘chefes’ para terem em quem mandar. Mas será que é mesmo essa a função de um chefe? E onde entraria, nessa lógica, a figura do líder? Visando desmistificar a confusão que ainda se faz com essas duas figuras, o médico e colaborador da ABCJ, Mário de Divitiis, elaborou uma curiosa palestra para os jovens integrantes da turma 2022 do Projeto Preparando o Futuro.

Falando com a autoridade de quem tem anos de experiência na área médica, muitas vezes como líder, o especialista destacou a importância que um líder exerce em um grupo e o quanto cada membro de uma equipe se espelha nos exemplos desse orientador, muito mais do que no discurso de um chefe. Divitiis ainda apresentou alguns exemplos de líderes, como Walt Disney, Nelson Mandela, Martin Luther King e o maior de todos, Jesus Cristo, que pregou muito mais pelo exemplo de amor que pela palavra.

Os alunos acompanharam o raciocínio e chegaram a curiosas conclusões. A estudante Beatriz Caroline Evaristo fez um paralelo do tema com sua série favorita, “Stranger Things”. “Os personagens trabalham em grupo. Ninguém manda em ninguém. Mas quando é preciso impor metas e soluções, Mike se coloca na figura de líder, envolvendo todo o grupo. O mais bonito é que todos veem ele como um porto seguro. Ser um líder é querer crescer e aprender com cada um dos integrantes do grupo”, avalia.

“Se o líder não tiver ética, humildade, empatia, coragem persistência e amor pelo que faz, ele não será um bom líder. O ambiente não será agradável e ele pode até perder o cargo. Agora, se ele for a junção dessas características, ele terá bons resultados. Em uma equipe, o integrante ‘compra’ a ideia do líder porque ele faz, faz bem e faz com amor”, explicou o aluno Guilherme Guerino Dutra.

Para a jovem Nurian Rodrigues de Araújo, a liderança é uma escada. “Para conseguir subir cada degrau, é preciso saber se colocar no lugar do outro, ter ética, bom senso, persistência e coragem. É preciso ter amor e empatia pela equipe, buscar realizar sonhos juntos e se entregar de corpo e alma porque tudo o que fizermos com amor vai gerar um bom resultado”.

O aluno Patrick Pedro da Silva comentou: “A liderança anda de mãos dadas com a ética. É preciso seguir um conjunto de regras pra que exista harmonia entre a relação social do líder com aqueles que estão a seu redor, seja alguém com nível hierárquico maior ou menor. Conviver em grupos é o primeiro passo para aprender a liderar. Desenvolver a comunicação e interação interpessoal, pois quem lidera, lidera algo ou alguém. A família é o caso mais comum e mais próximo de liderança”, ensina.

O estudante Vitor Lorran destacou a capacidade que o líder tem de persuasão. “Harry Truman, o 33º presidente dos Estados Unidos, dizia que liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de fazer isso. Quer dizer que é preciso um certo grau de persuasão para conseguir convencer as pessoas a fazerem até as coisas que elas acham impossíveis de serem feitas.”

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário