Na manhã de sábado (08), os alunos do Programa Preparando o Futuro da ABCJ tiveram a oportunidade de assistir a uma empolgante palestra feita pelo contador Felipe Shahin Franco. Colaborador do projeto, ele atraiu a atenção dos alunos fazendo um breve histórico da evolução tecnológica e das novidades que estão disponíveis nas mais diversas áreas profissionais. Tratou sobre “Empregabilidade e Tendências do Mercado de Trabalho”, mostrando um pouco de sua experiência profissional e pessoal.

Shahin usou bastante seu exemplo de vida pessoal para mostrar aos estudantes que é preciso fazer bom uso das oportunidades que aparecem. A história de vida dele começa como a de muitos dos estudantes do Programa: com a separação dos pais, a luta dos avós para conseguir educá-lo, as dificuldades financeiras e de estrutura superadas com muito esforço. Os estudantes se identificaram com ele e demonstraram isso nos textos produzidos e também nos questionamentos durante a palestra e depois que ela se encerrou.  

A aluna Ana Caroline pinçou uma parte da explicação sobre o mercado de trabalho. “A empregabilidade no futuro é definida pela adequação dos profissionais às necessidades do mercado. Fazer sempre as mesmas coisas não proporcionará uma evolução profissional. Precisamos evoluir, aprender coisas novas que serão inovadoras para a vida pessoal e para a vida profissional”.

“O palestrante mostrou que nunca devemos desistir de nossos sonhos nem duvidar de nós mesmos, para amanhã não usarmos isso como desculpa. Pergunte-se: o que me impede de tentar? Devemos ter sempre um pensamento crítico de saber ouvir e saber falar. Não falar muito, mas também não deixar de se pronunciar. Temos que equilibrar, ouvir mais e aprender respeitando e aceitando a todos”, frisou o aluno Higor.

A estudante Giovanna Pimentel contou que as perguntas feitas pelo palestrante foram instigantes “Ele nos perguntou o que nós esperávamos para o nosso futuro, e o que nos impedia de fazê-lo. Nos momentos em que eu pensar não ser capaz de fazer algo, quero me lembrar dessas duas perguntas para ter a certeza de que nada pode me impedir de tentar. Outro ponto importante foi sobre o respeito ao próximo, que é um dos valores mais importantes não só para a vida profissional, mas também para a pessoal. É preciso saber respeitar as pessoas acima de qualquer coisa.”

A jovem Beatriz Cristina ficou bastante tocada com a experiência de vida pessoal de Shahin. “Foi muito inspirador ouvir sobre a história dele. Realmente precisamos correr atrás do que queremos, persistir e não desistir. Shahin mostrou que com vontade e esforço podemos alcançar nossos sonhos e não devemos deixar o medo nos afligir”, frisou.

Também para a aluna Eduarda, as atitudes do palestrante impressionaram. “Conhecemos uma pessoa que transformou a si e aos que estão próximos, e quando conquistou o que almejava não se esqueceu de quem é, dando oportunidade e ajuda aos que precisam… Ele está onde chegou com humildade e isso fez dele não só um empresário de sucesso, mas também um ser humano realizado e muito feliz. Saí da palestra com um gostinho de quero mais e me perguntando quantas pessoas iguais a ele existem e se eu me tornarei uma delas.”

EQUIPE ABCJ

#abcjembuscadeparcerias #juventude #adoteumaluno

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Ajude a ABCJ: Dados para depósito

Banco Sicredi – 748 Agência: 0738 Conta Corrente: 43182-5 CNPJ: 07965617/0001-90

CHAVE PIX: 07965617/0001-90