Os estudantes que compõem as turmas anuais do Projeto Preparando o Futuro têm a oportunidade semanal de terem contato com temas diversos, através das palestras propostas pela Equipe Técnica da ABCJ. Os palestrantes são convidados das mais diversas áreas, que antes da aula do curso de Operador de Logística têm a oportunidade de conversarem com os alunos e levarem a eles algum assunto que os faça refletir. No sábado (11), foi a vez do engenheiro agronômico Dalmo Caresato abordar questões como a fome no mundo, a produção agrícola, Pirâmide de Maslow, crescimento populacional e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Tendo a visão de um profissional que já atuou no Brasil e no exterior, ele ofereceu aos alunos alguns dados estatísticos sobre os investimentos na agricultura e na produção de alimentos e convidou-os a fazerem sua parte na formação de um senso crítico alicerçado em informações concretas, baseadas em estudos e pesquisas confiáveis. Também fez um amplo convite para que cada um faça sua parte na construção de um país e de um mundo sustentável e melhor.
Para o aluno Arthur Lúcio Amorim, o tema do crescimento da população e seus impactos foi interessante. “Existem vários nuances a serem analisados e é um assunto delicado. Por um lado, o agronegócio precisa crescer em tamanho e território para dar conta da população. Por outro lado, toda a biodiversidade é afetada de maneira extremamente negativa. Espero que um dia o crescimento populacional se estabilize e com as novas tecnologias a humanidade chegue em um equilíbrio entre a preservação e a sustentabilidade.”
A jovem Giovana Bispo da Silva destacou a necessidade do engajamento de todos. “A palestra quis nos mostrar que para termos um mundo melhor, temos que participar e estarmos ligados a tudo que acontece a nossa volta. Estamos hoje ligados a tudo que é publicado a internet, mas temos de sempre pesquisar o que é fato e o que é fake para sempre sabermos as informações corretas. Dar o nosso melhor no que fazemos é o que nos ajudará na vida social e profissional. Então, não tenha preguiça! Se esforce! Trace metas!”
O estudante Patrick Pedro da Silva comentou a engenhosidade da Pirâmide de Maslow. “Observando seu esquema muito bem pensado, não vemos a presença de smartphones, computadores, drogas de qualquer tipo ou qualquer tipo de tecnologia, produto ou serviço que não passe de uma distração que tenta projetar uma falsa sensação de conforto. O esforço deve ser de cada um. Estude pela internet ou na Biblioteca. Melhore sua postura e comportamento. Se torne o melhor para você mesmo para melhorar tudo a ser redor. Não se contente com pouco, mas fique contente com o necessário. Nunca mais fabrique memórias de plástico. Comece a ter memórias maleáveis”.
A aluna Larissa Hellen de Oliveira discorreu sobre a necessidade de amor à pátria. “Nós, brasileiros, somos muito privilegiados pois temos terras boas para o plantio, recursos essenciais para a nossa sobrevivência e milhares de benefícios. Mas, por que motivo temos tantos problemas? O problema do Brasil está sendo os brasileiros. Não estamos exercendo o nosso lado patriota, não estamos lutando pelo nosso país e não estamos nos importando com ele. Convido a todos a lutar para que Brasil seja um país melhor. Mas convido a cada um, principalmente, a ser uma pessoa melhor, que pensa na sustentabilidade e nas gerações futuras.”
Para o estudante João Pedro dos Santos Batista Oliveira, é preciso estar atento à fome. “Atualmente, devido à situação que estamos vivendo, com pandemia, crise econômica e possíveis novas doenças, temos focado no emergencial. Contudo, a principal adversidade que assola a humanidade ainda é a fome, uma das principais causas de morte em países com baixo índice de desenvolvimento. O investimento no setor agrícola e a fidelização de práticas idealizadoras traria consigo melhores opções e ações para combater a fome, e atuar de maneira síncrona com as ações e missões através das quais seja possível extinguir a fome”.
EQUIPE ABCJ