Os passos de Felipe já cruzaram os corredores no Senai muitas vezes no ano de 2017. Naquela época, era um jovem franzino, que trazia muitas dúvidas e havia acabado de perder a mãe. Era o início de sua vida profissional, através da Guardinha de Várzea Paulista, e ele tinha o sonho de cursar Engenharia de Produção. Teve como meta se dedicar ao máximo ao Projeto Preparando o Futuro, da ABCJ, e acabou sendo o ganhador da bolsa para cursar faculdade a partir do ano seguinte.
Neste sábado (10), um Felipe seguro, maduro, às vésperas de se formar em Engenharia cruzou os mesmos corredores do Senai com o objetivo de auxiliar outros jovens alunos do Projeto. O tema de sua palestra foi “As dez invenções que mudaram o mundo”, onde Felipe José Vila de Castro explicou um pouco sobre invenções como o fogo, o papiro, a música, a roda, a corda, o carro, o motor a vapor, o computador e o celular. Mas ele deu um destaque especial à importância da invenção ‘Projetos Sociais’, pois foi através deles que o jovem Felipe de 2017 se transformou no adulto Felipe de hoje. Contando um pouco de sua experiência de vida e incentivando os alunos atuais a se dedicarem aos seus sonhos, sempre reconhecendo as ajudas que receberem e fazendo o bem circular, emocionou e chamou a atenção da turma 2022.
A aluna Sicile Thalita de Oliveira Matos comentou: “As criações que revolucionaram a história e a maneira como vivemos e somos hoje são os papiros da atualidade. Tudo o que fazemos, seja um projeto social ou uma invenção mirabolante, usam nossos registros como alavanca para o futuro. Esse é o nosso legado para nossos descendentes e nossa marca de tudo que alcançamos, mas os projetos sociais são o apoio e o incentivo que as invenções precisam para serem criadas e imaginadas”.
O jovem Kauê Maikon Evangelista ficou bastante admirado com a história de vida do palestrante. “ Por pessoas assim que eu ainda tenho fé no ser humano! Pequenas atitudes constroem grandes resultados quando você está determinado a executar, é claro. Nunca é tarde para um recomeço, por mais que a vida te derrube. No final, é você que escolhe se quer levantar ou permanecer no chão. Obrigado, Felipe! Você é o exemplo de pessoa que me dá força para não desistir dos meus sonhos”
A estudante Bruna Xavier da Silva destacou o fato de não meditarmos sobre as invenções que usamos todos os dias. “Pensar em como a sociedade se reinventou e como hoje usamos tantas coisas sem ao menos questionar de onde veio e como foi feito. Somos rodeados de invenções que mudaram a forma de viver e pensar. Vivemos no automático e lidamos com tantas coisas sem ao menos questionar ou refletirmos sobre isso. Agradeço ao palestrante por nos fazer refletir sobre as invenções e também sobre a vida”.
Patrick Pedro da Silva fez um texto reflexivo interessante sobre os processos criativos atuais. “O ser humano, quando se encontra em uma situação em que pode observar a necessidade de adaptar-se. Tendo de criar ou reinventar algo, ele consegue. E não apenas consegue como também sempre pode desenvolver um serviço, produto ou ação que pode ser aperfeiçoado. (…) O potencial humano é infinito. No entanto, as invenções genuínas têm sido criadas em uma escala bem menor, e a replicação de projetos já existentes ganhou maior força. (…) Mas existem inúmeras criações boas que perpetuam hoje e que vão perpetuar no futuro, como o Projeto da ABCJ, que financia o curso que fazemos no Senai”.
A aluna Isabella Maria Mazzola do Carmo ficou bastante consternada com a vida de Felipe. “Ele nos mostrou 10 invenções e é muito interessante o quanto as coisas criadas antigamente fazem parte da nossa vida atualmente. A melhor parte da palestra foi, sem dúvida, a abordagem sobre os projetos sociais. É uma das melhores invenções, pois ajudar o próximo é muito importante e agrega muito na nossa vida. Uma forma incrível de ser lembrado é fazer o bem. A palestra tocou muito no meu coração, me emocionei com a história do Felipe e me mostrou que ser uma pessoa boa é fundamental. Todo esforço vale a pena”.
EQUIPE ABCJ
Colocar no jovem a esperança de mudar o mundo..!
Sou fã deste trabalho da ABCJ. PABENIZO os diretores!
CONTINUEM e se orgulham de colher frutos como o Felipe!