As dez invenções que mudaram o mundo e uma reflexão sobre os projetos sociais

Os passos de Felipe já cruzaram os corredores no Senai muitas vezes no ano de 2017. Naquela época, era um jovem franzino, que trazia muitas dúvidas e havia acabado de perder a mãe. Era o início de sua vida profissional, através da Guardinha de Várzea Paulista, e ele tinha o sonho de cursar Engenharia de Produção. Teve como meta se dedicar ao máximo ao Projeto Preparando o Futuro, da ABCJ, e acabou sendo o ganhador da bolsa para cursar faculdade a partir do ano seguinte.

Neste sábado (10), um Felipe seguro, maduro, às vésperas de se formar em Engenharia cruzou os mesmos corredores do Senai com o objetivo de auxiliar outros jovens alunos do Projeto. O tema de sua palestra foi “As dez invenções que mudaram o mundo”, onde Felipe José Vila de Castro explicou um pouco sobre invenções como o fogo, o papiro, a música, a roda, a corda, o carro, o motor a vapor, o computador e o celular. Mas ele deu um destaque especial à importância da invenção ‘Projetos Sociais’, pois foi através deles que o jovem Felipe de 2017 se transformou no adulto Felipe de hoje. Contando um pouco de sua experiência de vida e incentivando os alunos atuais a se dedicarem aos seus sonhos, sempre reconhecendo as ajudas que receberem e fazendo o bem circular, emocionou e chamou a atenção da turma 2022.

A aluna Sicile Thalita de Oliveira Matos comentou: “As criações que revolucionaram a história e a maneira como vivemos e somos hoje são os papiros da atualidade. Tudo o que fazemos, seja um projeto social ou uma invenção mirabolante, usam nossos registros como alavanca para o futuro. Esse é o nosso legado para nossos descendentes e nossa marca de tudo que alcançamos, mas os projetos sociais são o apoio e o incentivo que as invenções precisam para serem criadas e imaginadas”.

O jovem Kauê Maikon Evangelista ficou bastante admirado com a história de vida do palestrante. “ Por pessoas assim que eu ainda tenho fé no ser humano! Pequenas atitudes constroem grandes resultados quando você está determinado a executar, é claro. Nunca é tarde para um recomeço, por mais que a vida te derrube. No final, é você que escolhe se quer levantar ou permanecer no chão. Obrigado, Felipe! Você é o exemplo de pessoa que me dá força para não desistir dos meus sonhos”

A estudante Bruna Xavier da Silva destacou o fato de não meditarmos sobre as invenções que usamos todos os dias.  “Pensar em como a sociedade se reinventou e como hoje usamos tantas coisas sem ao menos questionar de onde veio e como foi feito. Somos rodeados de invenções que mudaram a forma de viver e pensar. Vivemos no automático e lidamos com tantas coisas sem ao menos questionar ou refletirmos sobre isso. Agradeço ao palestrante por nos fazer refletir sobre as invenções e também sobre a vida”.

Patrick Pedro da Silva fez um texto reflexivo interessante sobre os processos criativos atuais. “O ser humano, quando se encontra em uma situação em que pode observar a necessidade de adaptar-se. Tendo de criar ou reinventar algo, ele consegue. E não apenas consegue como também sempre pode desenvolver um serviço, produto ou ação que pode ser aperfeiçoado. (…) O potencial humano é infinito. No entanto, as invenções genuínas têm sido criadas em uma escala bem menor, e a replicação de projetos já existentes ganhou maior força. (…) Mas existem inúmeras criações boas que perpetuam hoje e que vão perpetuar no futuro, como o Projeto da ABCJ, que financia o curso que fazemos no Senai”.

A aluna Isabella Maria Mazzola do Carmo ficou bastante consternada com a vida de Felipe. “Ele nos mostrou 10 invenções e é muito interessante o quanto as coisas criadas antigamente fazem parte da nossa vida atualmente. A melhor parte da palestra foi, sem dúvida, a abordagem sobre os projetos sociais. É uma das melhores invenções, pois ajudar o próximo é muito importante e agrega muito na nossa vida. Uma forma incrível de ser lembrado é fazer o bem. A palestra tocou muito no meu coração, me emocionei com a história do Felipe e me mostrou que ser uma pessoa boa é fundamental. Todo esforço vale a pena”.

EQUIPE ABCJ

Este post tem um comentário

  1. Maria Lúcia T. C. Nasser

    Colocar no jovem a esperança de mudar o mundo..!
    Sou fã deste trabalho da ABCJ. PABENIZO os diretores!
    CONTINUEM e se orgulham de colher frutos como o Felipe!

Deixe um comentário