Alunos refletem sobre a “Gestão do Tempo”

Uma das maiores dificuldades da humanidade tem sido a gestão do tempo. Desde a Revolução Industrial, muitos caminhos foram encurtados, primeiro pelo trem, depois automóveis, aviões e hoje em dia pela agilidade com que a internet propaga decisões e informações. Com tantas novidades, mais tempo deveria nos sobrar. Mas não é o que acontece.

Buscando orientar os jovens da turma 2021 do Projeto Preparando o Futuro, o empresário e consultor de negócios Rodrigo Bittencourt, abordou o tema “Gestão do Tempo” na manhã de sábado (04), antes dos alunos seguirem para as aulas do curso de Operador de Logística no Senai. Dicas de planejamento, definição de metas, prazos, agendamentos, escolhas, prioridades, delegação de tarefas, não procrastinação, pausas e multitarefas foram passadas para os estudantes.

Para o aluno Vitor Hugo, uma frase usada por Bittencourt chamou a atenção: “O tempo é a moeda mais cara do mundo e muitos tendem a desperdiçá-la. O tempo é muito precioso, e muitos não dão o seu devido valor, perdendo tempo com coisas fúteis que poderiam ser relevadas. Devemos usar o tempo de modo inteligente, para aquilo que nos traz benefícios. Se vale sua paz e seu tempo, não compensa.”

A aluna Carla destacou que organização é essencial. “Uma forma de se organizar é anotar tudo o que precisa ser feito e separar os dias em que serão realizados, sendo o primeiro com o prazo mais curto. Assim você não fica nervoso por não saber o que fazer ou entregar primeiro, além de ter tempo para fazer as coisas que você gosta. Precisamos de organização e planejamento na nossa vida. São duas coisas indispensáveis.”

Já o estudante Felipe saiu da palestra avaliando onde investe seu tempo. “Essa palestra me deixou pensando em uma pergunta super interessante que é ‘se o tempo é tão precioso, no que é que eu estou gastando-o hoje em dia?’ O que a gente mais vê são pessoas super frustradas por que não conseguem administrar seu próprio tempo. Por que gastamos tempo com coisas tão idiotas tipo, rede sociais, vídeos game e muitas outras coisas?”, questiona.

“É difícil escolher fazer o mais importante quando se está abrindo mão de alguma coisa que te impacta. Por exemplo, tenho que abrir mão muitas vezes de descansar para fazer trabalhos da escola. Abro mão de sair com meus amigos e escolho descansar casa. Temos essas escolhas difíceis a se fazer, e acredito que o mais difícil não é separar afazeres em grau de importância e sim praticar, porque nem sempre o mais confortável e fácil será o melhor a fazer naquele momento”, acredita o jovem Diogo.

A estudante Anna Júlia lembra que o tempo bem organizado pode ser vantajoso. “Uma boa gestão de tempo ajuda tudo ser muito mais produtivo, diminui a sensação de pressão e mantêm as tarefas em dia, o que evita horas extras e permite mais tempo para descanso (…) Muitas vezes o tempo pode ser ‘curto’, principalmente quando estamos fazendo algo que gostamos muito. Mas a verdade é que se tudo for organizado da forma correta, o tempo é muito mais bem aproveitado, por isso é de extrema importância sabermos como usar no nosso dia a dia”.

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário