Alunos fazem reflexão sobre os próprios sonhos e a busca pela realização pessoal

Na semana do Dia do Professor, não houve aula presencial para os alunos do Projeto Preparando o Futuro no Senai. Mas eles foram convidados a fazerem uma reflexão a respeito de seus sonhos. Por meio de um vídeo intitulado “O que você quer ser quando crescer?”, eles foram levados a pensar sobre a pergunta que costuma ser frequentemente feita às crianças.

Embora hoje muitos dos alunos tenham crescido bastante fisicamente, essa pergunta causa mais desconforto do que quando eram questionados quando eram pequenos. Isso porque sabem que a realização da maioria dos sonhos depende em grande parte do esforço deles mesmos. Mas os textos produzidos trazem uma riqueza de ensinamentos, pois não se limitam a tratar o ‘futuro’ do ponto de vista profissional. A grande ‘ambição’ que eles trazem é resumidamente ser feliz dentro de suas escolhas.

“Certezas e incertezas, muitas contradições… Hoje, não tenho uma resposta certa para essa pergunta, mas da mesma forma de quando eu era criança, eu me vejo na liberdade de sonhar e imaginar. Posso chegar onde eu quero chegar e onde eu luto pra chegar. Além de querer ser algo, eu desejo viver. O que eu quero ser quando crescer? Quero ser feliz!”, descreveu o aluno Geovany Rodrigues Rezende.

O jovem Augusto César Pereira Soares demonstrou vastidão em seus sonhos. “Eu nunca sonhei baixo, como ser funcionário, e sim patrão. Nunca sonhei em ter um fusca, e sim uma Ferrari. Pra sonhar, você precisa ser persistente, correr atrás. ‘Os fracos não alcançam metas’, como diz a música dos Racionais MCs . A meta é nunca desistir, ser o melhor, dar o melhor. A medida em que corremos atrás nos mostra com concordância como vai ser nosso futuro”, avalia.

A estudante Beatriz Caroline Evaristo faz uma pergunta filosófica: “O que seria da vida sem sonhos? Eu acho que sei a resposta: a vida sem os sonhos seria uma eterna e entediante mesmice rotineira. Seria viver e aceitar o seu agora, o seu depois e o seu antes. Seria se contentar com tão pouco quando na verdade você tem um mundo inteiro para sonhar e imaginar. E, melhor que isso: conquistar!”

Para a aluna Daniela Kerche da Silva, “nosso futuro são certezas que com o tempo se tornam incertezas, pois ocorrem ideias e escolhas do que desejamos ser. Escolher um sonho que poderá ser parte da sua vida se torna uma decisão extremamente importante, pois irá definir o que você fará em grande parte dela. Essa decisão acaba nos afastando de imediato, porque acaba se tornando uma pressão constante, resultando em pensamentos turbulentos no medo de dar certo ou não”.

A aluna Nurian Rodrigues de Araújo fez uma reflexão abordando as várias formas de encarar o futuro e os sonhos nas diferentes fases da vida. “Quando estamos na fase de jovem e no mundo do trabalho, queremos atuar, e todos os nossos sonhos vão embora, por apenas querer se atualizar no mercado. Mas sonhos não são apenas trabalho ou algo do tipo. Podemos conquistar e realizar. É só não ficar preso dentro de um círculo vicioso, onde sempre vamos estar na mesma coisa e tudo fica se repetindo. O segredo para realizar um sonho é sair da rotina para poder conquistar tudo que sempre sonhou.”

Equipe ABCJ

Leave a Reply