A relação do jovem com o mercado de trabalho em pauta

Mais do que dicas sobre como se comportar numa entrevista, entender como funciona o mercado de trabalho e o que leva uma empresa a contratar determinado profissional em detrimento de outros pode ser a peça-chave para se conseguir um bom emprego. Os estudantes do Projeto Preparando o Futuro (marca registrada da ABCJ) tiveram na manhã de sábado (25) a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os ‘bastidores’ da contratação.

A palestra foi realizada pela gestora da Associação Comercial e Empresarial de Jundiai (ACE), Sandra Girardi Melchiades. Ela é mestre em administração de empresas e tem larga experiência na seleção de jovens para o mercado de trabalho. Durante a palestra, feita a convite da diretoria da ABCJ, ela deu dicas essenciais para quem está em busca do primeiro emprego e também para os que um dia disputarão vagas concorridas no mercado de trabalho. De forma simpática, Sandra reuniu orientações que poderão ser usadas de forma prática pelos alunos tanto em suas vidas profissionais quanto pessoais.

O estudante Alberto elaborou um texto onde pinçou as principais sugestões de Sandra. “Começar uma carreira no mercado de trabalho não é fácil, porém, fica bem mais fácil superar os obstáculos buscando sempre melhorar e ter foco naquele emprego que queremos, tendo a certeza de que dando o melhor de nós mesmo – unindo força, dedicação e persistência – alcançaremos a tão sonhada vaga”.

A estudante Larissa Bueno também ficou sensibilizada com os ensinamentos passados pela palestrante. “No decorrer da palestra, com toda a sua simpatia, conseguiu nos cativar e voltar nossa atenção às dicas para entrevista ou comportamento já dentro da empresa, rememorando outros temas abordados em palestras da ABCJ. Tudo que Sandra disse foi muito esclarecedor e mesmo sem fazermos uma única pergunta conseguiu tirar todas as dúvidas que pudesse ter sobre o tema inspirador”.

A aluna Luana ficou tocada com a simplicidade com que a palestrante resumiu o que leva uma empresa a contratar um jovem. “Ela disse algo sábado que me chamou, muito a atenção: a vontade, o brilho nos olhos é o que levará a escolher um jovem e contratá-lo dentre tantos. (…) Temos a oportunidade de sermos jovens que têm representatividade no mercado de trabalho, aquele que consegue impactar o ambiente que está inserido de forma positiva. Precisamos ser aquele que, apesar das limitações, consegue aprender e superar, sendo autêntico em sua essência, reconhecendo que o não saber é o princípio para aprender.” 

“Muitas vezes, podemos não ter uma formação em faculdade, muito menos experiência profissional, mas a vontade de aprender, de querer fazer acontecer, é o que vai nos ajudar nesta caminhada. Sempre mantendo o interesse e nunca desistir dos nossos objetivos, pois eles são só nossos. Saber que não temos idade, porém demonstrar maturidade. Saber que problemas sempre teremos, mas o diferencial é a forma que os tratamos, encaramos e resolvermos”, resumiu a aluna Thaíssa.

Para o estudante Vitor Hugo, as dicas foram valiosas. “Nos destacamos no mercado de trabalho com qualificações e um bom currículo. Na entrevista de emprego, devemos manter nossa conduta e nossa postura. Não mentir é essencial, pois é uma forma de ser humilde e mostrar o que não sabe fazer, porém sempre disposto a aprender coisas novas, pois a tecnologia avança a todo instante, e, quem não se especializar ficará sem emprego futuramente”.

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário