“A importância da leitura” é o tema da semana

Um bate-papo descontraído sobre como a Leitura pode nos auxiliar em diversos aspectos da vida. Assim foi o final da manhã do sábado (19) para os alunos que integram a turma 2022 do Projeto Preparando o Futuro, da ABCJ. Depois da aula de Logística, eles assistiram a uma palestra com o advogado, fundador e diretor da ABCJ, Paulo Tromboni, que trouxe o tema para a sala da aula. Contando um pouco de sua experiência pessoal e profissional, o colaborador convidou os alunos a se aprofundarem no mundo da leitura, que auxilia em qualquer carreira, além de ser um excelente hobby pessoal.

Alguns alunos demonstraram ter o hábito da leitura e tiraram duvidas pontuais sobre o que ler. Outros, que já não cultiva, esse hábito, questi8onaram sobre como tornar essa atividade mais interessante e foram estimulados por Tromboni a começarem por assuntos e publicações que gostem.

O estudante João Pedro dos Santos Batista Oliveira comentou: “Ao participar da palestra, pude me recordar e refletir como a leitura foi uma grande ferramenta de apoio no meu processo de ‘reeducação’ em relação à gramática. Hoje vejo a importância da leitura, e como o bom hábito de se plantar novas ideias e regar seus frutos pode ser muito benéfico em meio ao desenvolvimento de cada um como indivíduo e como parte da sociedade”.

A jovem Mirella Marjorie Leme destacou: “O que achei bem interessante foi o palestrante ter dito sobre como ler abrange muita coisa. Ter um hábito de leitura ou ser um leitor não é somente um termo para quem lê livros. Pode ser para todo tipo de leitura, como no meu caso, eu gosto muito de ler gibis e mangás. (…) Ler algo físico pode nos ajudar bastante com vocabulários e até mesmo a passar um tempo longe da tecnologia”.

O aluno Everton dos Santos Lima reviu seus conceitos sobre a leitura. “Eu não tenho o hábito de ler, mas queria muito desenvolver tal atitude para adquirir conhecimento e assim ajudar minha autoestima. Muitas vezes não consigo acreditar que sou capaz quando realmente sou e consigo fazer algo que jamais pensaria que eu fosse capaz.  A palestra e trouxe uma luz para me dizer que nunca é tarde demais para desenvolver o hábito da leitura e que sempre é possível”.

A estudante Nicolle dos Santos Barbosa comentou: “Começar a ler é se abrir para novos horizontes, ter outros olhares e pensamentos, ter novos aspecto de vida. Como diz Monteiro Lobato ‘Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele’. Quando você lê, automaticamente acaba entrando na história, se envolve com o enredo e com os personagens. É ‘mergulhar e devorar’ os livros que nos faz sentir vontade de ler cada vez mais”, avalia.

Já o atento aluno Patrick Pedro da Silva resumiu: “Quando lemos, não estamos somente vendo algumas palavras transcritas em um papel, ou em um ecrã de celular. Estamos viajando por inúmeros lugares diferentes. Com apenas algumas mexidas de cabeça, podemos estar visitando Hogwarts, ou entrar na toca de um coelho de terno e parar no País das Maravilhas. Quem sabe até mesmo viajar para o palácio de um príncipe dentro de uma charrete que acabou de ser transformada em abóbora pela sua fada madrinha”, convida.

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário