O Projeto Preparando o Futuro não consiste apenas em oferecer um curso de Logística. A ABCJ oferece anualmente 32 vagas no projeto para jovens talentosos, que têm muita vontade de aprender e que sabem que só através do esforço próprio e das boas escolhas é possível mudar a realidade, quando não se nasce numa família abastada financeiramente. Por isso, além do curso de qualificação profissional, semanalmente os alunos participam também de um momento de aprendizado sobre cultura geral. São as palestras oferecidas antes do início da aula técnica.
E no sábado (06), o tema foi sobre a grande figura de Gandhi, apresentado pelo gerente de vendas e colaborador da iniciativa ‘Adote um Aluno’ Maurício Godoy. Ele contou um pouco sobre a história de Gandhi e as importantes escolhas que ele fez quando abandonou sua carreira como advogado o optou por ser um grande defensor da paz, transformando o modo de pensar de muitas pessoas na Índia através de seu exemplo. Também levou dois vídeos dois vídeos para alunos, estimulando-os a sempre serem honestos e coerentes a seus princípios e também a nunca desistirem de dar o seu melhor.
A aluna Daniele Kerche da Silva comentou sobre as escolhas. “O caminho do confronto é o caminho do fracasso. Passamos por um processo natural de desenvolvimento que exige de nós uma atitude. A escolha certa acontece ao longo da vida. Se você acha que encontrou o caminho certo, você deve ser forte e corajoso para persistir. Se tem medo de se frustrar e não alcançar seus objetivos, então tem medo de crescer, pois as pessoas fortes são as que se arriscam. Cansaço e dor fazem parte do processo para o sucesso.”
Para o estudante Andrey Augusto Lima Ribeiro, o tema foi o estopim para muitas reflexões. “A palestra tratou sobre escolhas e me lembrou que temos sempre o livre arbítrio para tomarmos decisões. A grande decisão de Gandhi foi dar a outra face, com total aversão à violência, deixar os bens materiais e posses terrenas e ir em busca da riqueza e elevação espiritual. A caminhada dele até o mar me fez refletir bastante e me impressionou. Com base na vida de Gandhi e nas minhas vivências levo um lema comigo: ‘não inveje o homem violento, nem siga nenhum de seus caminhos’”.
Sícile Thalita de Oliveira Matos fez um paralelo entre o que aprendeu e o estoicismo. “Gandhi disse que aprendeu através da experiência amarga a suprema lição: controlar a ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. ‘Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo’, disse ele. Isso me lembra o grande filósofo Friedrich Nietzshe, que abordava o ‘amor fati’ e idealizava o amor ao destino. Segundo ele, tudo que nos aconteceu até agora foi com o propósito de nos tornar o que somos. Praticar essa filosofia é aceitar toda a dor e os acontecimentos de forma verdadeira, sem negar ou se arrepender. O que realmente importa é o que fazemos depois disso: se usaremos como desculpa ou vamos fazer algo para evoluir. Tudo o que escolhemos hoje influencia no nosso futuro. Por isso é importante escolhermos com sabedoria”.
O jovem Vinícius Leonardo da Silva fez uma autocrítica. “O que mais me chamou a atenção de tudo o que foi explanado foi o fato de que Gandhi é o contrário do que eu sou, e não porque de alguma forma eu dissemine o ódio ou a violência. Longe de mim! Quero dizer que não tenho a mesma coragem de, assim como ele, abdicar de tudo que tenho e conquistei para defender princípios tão nobres com atitudes e meios igualmente nobres. Tudo o que me difere desta grande alma me deixa muito encantado e admirado, me dando forças para melhorar”
A aluna Bruna Xavier da Silva frisou as escolhas do pacifista. “Gandhi é uma ótima representação de empatia, de se doar e se colocar à frente por uma boa causa. Ela não precisava ter deixado a sua carreia, família e vida para viver em prol de um bem maior. A escolha que ele fez foi fazer a diferença no mundo e para seu povo. Ser sinal de amor, bondade e resistência. E, o melhor, lutar com amor e para o amor. Espero que tenhamos muitos como ele, lembrando que nossas batalhas devem ser combatidas com o nosso melhor, com o amor e para o amor”.
EQUIPE ABCJ