A manhã de sábado (02) foi no mínimo diferente para os 30 jovens que integram a turma 2022 do Projeto Preparando o Futuro. Eles participaram da primeira Visita Técnica promovida pela ABCJ ao Terminal Intermodal de Jundiaí (Tiju) onde atua a Contrail Logística S. A., empresa que desenvolve um complexo modelo logístico para o transporte de contêineres. Talvez pelo nome poucas pessoas da região conheçam, mas quem já passou pela Marginal do Rio Jundiaí saindo de Jundiaí com sentido a Várzea Paulista já se intrigou com o grande número de contêiners que ficam armazenados na grande área do lado direito. Foi ali que a jornada desses jovens aconteceu.
Recepcionados pelo supervisor de Planejamento, Ricardo Marinho; pelo coordenador de Operações, Márcio Lopes; pelo supervisor de pátio, Rogério Tristão; e pelo responsável pelos recursos Humanos Talles Silva, os jovens puderam aprender o funcionamento da empresa. A visita começou pela a recepção dos caminhões com contêiners vazios e cheios, e seguiu por todo o processo que acontece para a carga e descarga desses enormes receptáculos de transporte de mercadorias, até que eles sejam preparados para seu destino final, seguindo em malha viária ou ferroviária até o porto ou até outro destino.
Foi uma grande oportunidade para os alunos e também para o professor Reinaldo Bertani, titular do ensino de Logística do Senai-Jundiaí, que pela primeira vez conseguiu entrar na cabine de uma empilhadeira retrátil de grande porte (Reach Stacker). E houve até demonstração de como ela funciona para encaixar nos grandes conteiners, levantar até a surpreendente altura de 15 metros, e voltar para o solo, para o caminhão ou ferrovia.
Os alunos puderam assistir a tudo, depois de uma breve explicação da equipe da Contrail, e ficaram muito animados com a experiência e, curiosos, puderam tirar dúvidas mais variadas com os funcionários. Conversaram ainda com a Aline, que trabalha na Contrail diretamente com os contêiners e mostra a potencialidade da mulher também no meio Logístico. Houve até mesmo a chance de entrarem dentro de um contêiner para um ‘teste de luz’, onde é possível verificar se há alguma avaria. Por alguns segundos, ficaram todos dentro do espaço. E… Tudo escuro. A grande caixa passou no teste!
Confira algumas fotos desse momento único para os alunos da ABCJ!
EQUIPE ABCJ