Fazer somente o básico, ou oferecer um pouco a mais? Em um dos poemas mais bonitos escritos em língua portuguesa, Fernando Pessoa, pelo heterônimo Ricardo Reis, aconselha “Põe quanto és no mínimo que fazes”. Assim, oferecendo o melhor de si em cada pequena coisa, é que alguém torna-se diferente. Foi sobre essa dedicação que o representante comercial e colaborador de ABCJ, Fernando Colin, falou aos alunos do Projeto Preparando o Futuro na manhã de sábado (14).
Com o tema “Comportamento e Comprometimento”, ele foi bem direto em alertar aos estudantes que para se destacar é preciso oferecer algo diferente, fazer o que é esperado e muitas vezes um pouco a mais, preocupando-se com o todo do sistema a que se pertence, seja ele uma linha de produção ou um trabalho a várias mãos. E alertou: “Nem todos aqui serão empresários, mas sejam o maior empreendedor da vida de vocês”, aconselhou.
A mensagem foi bem recebida pelos alunos, que mesmo durante a palestra participaram fazendo perguntas e colocando a experiência própria em evidência para os colegas. A aluna Renata do Nascimento Mariano resumiu o aprendizado da manhã numa frase simples. “O sucesso na carreira profissional é conquistado dia após dia, com atitudes simples, empenho e conhecimento”.
Já a estudante Ana Louisa da Rosa Prates chamou a atenção para a dedicação em cada pequeno trabalho. “Seja sempre o funcionário que a empresa contratou: caprichoso, honesto, pontual e dedicado, independente do cargo. Tem dias que realmente estamos desanimados, mas isso não define o profissional que você é. Um dia, dentre 365, é apenas mais um dia. Se nos outros 364 você for incrível, pode ter certeza de que será cada dia mais reconhecido pela empresa”.
O jovem Vitor Lorran Pacheco sonha em fazer carreira política e sabe que, nesse caso, seu principal avaliador será a população. “Terei que ser duas vezes melhor do que fui quando me apresentei e mostrei minhas propostas, pois vou ter de estar à altura das pessoas e isso eu só vou conseguir caso absorva a maior quantidade possível de conhecimento (…) Elaborarei as melhores propostas e tomarei as melhores decisões possíveis para que as pessoas que confiaram em mim não fiquem insatisfeitas ou iludidas”.
A aluna Larissa Hellen de Oliveira destacou a necessidade da dedicação ao que se faz. “Quando fazemos as atividades com amor, ainda que não seja aquilo que queremos exercer na nossa trajetória profissional, estamos contribuindo para nosso próprio crescimento. É preciso dedicação, compromisso. É preciso ‘pegar a areia que nos foi dada para a construção de um castelinho, e construirmos um grande castelo, com detalhes’. É isso que levará ao diferencial (…) Lembre-se: a dedicação leva à promoção. Não seja padrão. Seja o profissional ‘além’, que supere expectativas e faça a diferença”.
O estudante Everton dos Santos Lima lembrou a importância de ser íntegro na entrevista e no dia a dia. “Quando uma empresa te contrata é porque ela acredita em você e somente você é responsável por tudo aquilo que você faz. Se você for honesto, é a certeza de que sua vida tanto pessoal quanto profissional irá para frente. Se você ajuda uma empresa a crescer ela também ajudará você a crescer”.
EQUIPE ABCJ