Trabalho em equipe: desafio a ser aprendido

Confiar e ser digno de confiança; saber ouvir até mesmo o que não é dito; ter empatia e buscar sintonia com quem está a nosso lado. Essas são algumas habilidades do “Trabalho em Equipe”, tema da palestra da manhã de sábado (13) para os alunos do Programa Preparando o Futuro, marca registrada da ABCJ.

Mais do que dedicar-se a mostrar aos estudantes a importância de se saber trabalhar em grupo, o gestor Juliano Paggiaro, colaborador da ABCJ, colocou os alunos para agir. Através de uma dinâmica de segurarem, em quatro colaboradores, um bambolê usando apenas um dedo de cada mão, os alunos perceberam que é preciso prestar atenção não apenas na sua parte do trabalho, mas também no que faz e como está agindo seu companheiro. A palestra e a atividade atraíram a atenção dos alunos e arrancaram muitos elogios.

O estudante Diogo elogiou o tema. “ Gosto do trabalho em equipe e do seu conceito de um ajudar o outro. Paro para pensar, e percebo que nenhum trabalho hoje em dia é feito individual. O plural se mostrou mais forte que o singular, e para que todas as engrenagens funcionem bem deve haver uma sincronia entre o grupo.”

Pensa de forma parecida a aluna Beatriz Cristina. “Se pararmos para pensar, a todo momento estamos trabalhando em equipe (…) O palestrante falou sobre algumas profissões que normalmente pensamos que não há trabalho em equipe, mas na verdade ele conseguiu nos mostrar que em tudo terá um trabalho em grupo. A palestra abriu meus olhos. Pude entender que essa questão do trabalho em equipe é para a vida toda.”

O aluno Vitor Hugo se aprofundou na análise. “As pessoas são únicas e é justamente por esse motivo que o trabalho em equipe é tão importante. A reunião de talentos, habilidades e características diferentes, tornam o todo mais completo e capacitado. Algumas pessoas têm mais facilidade no trabalho em equipe do que outras. Porém, relacionar-se com os colegas exige um tipo de inteligência que pode ser desenvolvida em todos: empatia, saber ouvir e ter a capacidade de enxergar o bem maior.”

A jovem Eduarda fez uma análise histórica do assunto. “O ser humano foi criado com o intuito de viver e se aprimorar em um coletivo, o que chamamos de sociedade. Além de ser uma característica que nos difere das demais espécies, a capacidade de trabalhar coordenados e em equipe nos torna capazes de estar em constante evolução para um bem comum: a vida.”

O exemplo dos animais foi destacado pelo aluno Higor. “Até os animais trabalham em equipe e nós seres humanos dependemos uns dos outros. Sempre saiba trabalhar em equipe, não em grupo, porque apesar das nossas diferenças em equipe podemos superar os desafios. Com essa palestra pude ver que tudo requer um trabalho coletivo para o aprendizado de todos, como o trabalho em equipe da ABCJ, que faz o diferencial na vida de muitos jovens. Sou grato em dizer que tive essa oportunidade.”

A palestra foi prestigiada pelo vice-presidente da ABCJ, Cilso Aparecido Santigo e pelo colaborador Felipe Shahin.

#doeparaofuturo #mudançapelaeducação #abcjembuscadeparcerias #operadordelogística #juventude #Jundiaí

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário