Qualidades e realidades da Liderança: tema intrigante

O tema “Liderança”, trabalhado na palestra do consultor Hélio Lourençon antes da aula do dia 17 de julho, fez com que os alunos da turma 2021 do Programa Preparando o Futuro ampliassem sua forma de ver as pessoas que ocupam cargos de chefia. Geraram não apenas excelentes reflexões nos textos elaborados para a Equipe Técnica, mas também perguntas pertinentes durante o encontro com o colaborador. Mais um momento grandioso, culturalmente e psicologicamente importantes para os jovens que serão formados no Projeto este ano.

O estudante Marcus Vinícius, que foi o aluno que entregou o certificado de agradecimento ao palestrante, comentou a grande responsabilidade de um líder. “Uma das principais características de um líder é ser proativo, ser positivo no que faz, ser uma boa pessoa e ser confiante.  Cada um tem seu modelo de Liderança, mas todos devem seguir seus regulamentos. O líder tem seguidores e seu papel é guiá-los.” 

Para o aluno Alberto, são grandes as responsabilidades de um líder. “O líder ideal precisa ser participativo e atencioso com sua equipe, sendo um bom ouvinte, focando no que é produtivo, compartilhando experiências e conhecimento, e liderando pelo exemplo e reconhecimento, buscando sempre melhorar e mostrando motivação, dedicação e confiança para passar uma boa energia ao grupo e assim, assumindo a responsabilidade.”

A jovem Luana comentou a diferença entre poder e autoridade. “Observarmos que o poder obriga, já a autoridade influencia. O bom líder precisa ponderar suas palavras, expressões, utilizando assim sua autoridade com respeito. Podemos considerar que a comunicação e o diálogo que traz uma alegria, harmonia a equipe. Isso agrega na equipe engajamento com a tarefa e comprometimento com respectivos resultados.” 

“Um bom líder tem o poder de mudar não só o resultado de uma tarefa mas também mudar a forma de pensar e agir dos integrantes do grupo que realizam essas tarefas, para tirar o melhor de cada um. Ele tem que observar e enxergar os pontos positivos e negativos dos integrantes para poder administrar o que cada um irá fazer”, acredita o estudante Pedro Fernando. 

Para o aluno Higor, “Todo líder tem que saber onde quer chegar, para que os liderados confiem nele. Mostrar o seu comprometimento e engajamento para que os demais se sintam motivados e assim gerar bons resultados em equipe. Um profissional desse tipo deve ser proativo e se antecipar aos fatos, fazendo tudo com vontade, pois, sem isso nada vai para frente. É preciso dar sempre o melhor, mostrando o melhor do grupo. E ser humilde, sempre!”

EQUIPE ABCJ

#doeparaofuturo #abcjembuscadeparcerias #jundiai #juventude

Deixe um comentário