Jovens do Preparando o Futuro analisam a importância do Ensino

Na semana em que se comemorou o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, os estudantes da turma 2022 do Projeto Preparando o Futuro, marca registrada da ABCJ, estiveram envolvidos com o tema da importância da Educação. Motivados pela apresentação do vídeo “Vida Maria”, uma produção brasileira de 2007 que mostra os impactos da falta da Educação e do lúdico na vida de gerações inteiras, eles aproveitaram a manhã do sábado (16) antes da aula de Logística no Senai de Jundiaí para refletirem sobre a importância da Educação e do estímulo aos estudos.

Vencedor de mais de 50 prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais, “Vida Maria” é dirigido por Márcio Ramos e conta a história de Maria José, uma menina de 5 anos de idade que é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. O vídeo está disponível neste link.

Para o estudante Vitor Hugo, a busca pelo conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. “A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, lidar com suas próprias emoções, interpretar informações e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional”.

O aluno Pedro também foi a fundo no tema: “A educação é o pilar para uma sociedade mais igualitária. Sem um sistema de educação eficiente, todo o futuro de um país segue inseguro e indefinido, tendo em vista que quanto menos educação mais desigualdades essa sociedade irá ter” .

A jovem Hana fez um alerta sobre a quebra de ciclos preestabelecidos que podem durar séculos. “Quando não mudamos nosso olhar, e repetimos as mesmas ações, as histórias também se repetem. Façamos a diferença em nossa geração, e a tornemos melhor. Basta uma atitude, para mudarmos toda uma história”.

A aluna Beatriz Cristina fez uma reflexão profunda sobre as desigualdades sociais e como elas refletem nas oportunidades educacionais de cada um. “Acredito que, algumas vezes, a educação não seja uma escolha. Mesmo que você queira aprender, vai depender bastante de sua condição de vida (…) Se você vive na pobreza, onde sua família ensina que o trabalho vai te sustentar e a educação não vai te ajudar, automaticamente a educação deixa de ser algo importante”.

Guilherme Ferreira, outro estudante do curso, frisa que a educação não se limita a ser ensinada nas paredes de uma escola. “Vimos que a educação não é voltada apenas para instituições educacionais. Podemos relacionar a educação com o que aprendemos em casa, como por exemplo o jeito de nos comportar em frente a determinadas pessoas, nosso linguajar, religião e principalmente nossa cultura. Tudo isso está relacionado com o que vivemos ao nosso redor”. 

O tema da semana foi apresentado aos estudantes do Preparando o Futuro pela psicóloga Kátia C. Alves Soares. Logo após a palestra, os alunos seguiram para o Laboratório de Informática do Senai-Jundiaí, onde já estão acontecendo as aulas de Excell.

EQUIPE ABCJ

#doeparaofuturo #abcj #projetopreparandoofuturo #mudançapelaeducação #adoteumaluno #jundiaí #juventude

Deixe um comentário