História de vida e de sucesso de Bill Gates é inspiração para alunos

“Se você acha que seus pais ou seus professores são rudes, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você”. Esse é apenas um dos conselhos que ninguém menos que o magnata e fundador da Microsoft, Bill Gates, grafou entre os principais conselhos que ofertou a uma turma na University of Southern California. Mas além desta, outras dicas que servem para a vida de todos os jovens (e até dos não tão jovens assim) podem ser encontradas em sua biografia.

Foi sobre esse visionário a palestra do sábado (28) para os jovens que integram a turma 2022 do Projeto Preparando o Futuro. Ministrada pelo empresário e administrador César Picollo, o objetivo da exposição foi mostrar uma visão diferenciada sobre o ‘homem social, Bill Gates’. E os estudantes demonstraram muito interesse em aprender um pouco mais com ele e aproveitar seus conselhos.

 A jovem Viviane da Silva comentou. “Mesmo sem ter um diploma de Ensino Superior, Bill Gates aprendeu muito com a vida e trilhou seu próprio caminho. Ele aprendeu a não se distrair, a ser respeitoso com quem sabe mais, nunca insultar as pessoas com deficiência , aceitar as críticas, deixar a autoestima de lado e começar a evoluir. Um dos conselhos mais importantes eu acho que é quando ele diz que precisamos valorizar o nosso tempo e não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje”.

O aluno Everton dos Santos Lima chamou a atenção ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal. “Todos querem ter uma vida melhor e para isso não basta somente trabalhar 24 horas por dia pois o sucesso não é só dinheiro, é também ser otimista, aprender com os erros pois errar é algo que irá acontecer  com frequência. Tenha foco para continuar progredindo. Acredite que é capaz, tenha força de vontade pois só você é capaz de fazer acontecer e conseguir o tão almejado sucesso.”

Para a estudante Daniele Kerche da Silva, foram vários os aprendizados. “Entendi que a vida nem sempre vai ser justa e que aceitar o não pode nos tornar melhores. Para chegarmos onde almejamos, devemos melhorar. Também compreendi que é possível progredir a cada momento e que errar não significa que tudo vai estar perdido, mas que podemos aprender com o erro e ele nos fará evoluir, desde que tenhamos persistência e determinação.”

Para a jovem Bruna Xavier da Silva, os conselhos de Gates são mais simples que podemos imaginar, e aplicáveis na vida de todos. “Ele fala muito sobre errar e aprender com seus erros. O medo de errar é uma constante quando estamos numa grande organização ou empresa. O erro é refutável, pois muitas vezes ouvimos que não existe margem de erro e enraizamos o pensamento de que não podemos cometê-los. Mas ele deu uma outra forma de encarar os erros, o que achei renovador.”

“O processo de evolução é constante, por isso não podemos voltar a ser quem éramos no dia anterior. Precisamos aprender a abraçar e acolher nosso ‘eu’ atual. (…) É importante entender que ter limites não é o mesmo que ser limitado. Mudar é necessário e inevitável. Cabe a você decidir se será um progresso ou regresso. Compreender que essa escolha é somente nossa nos ajuda a analisar quem somos e a concretizar quem queremos ser”, concluiu a aluna Maria Eduarda Malagori Amorim sobre os ensinos de Gates.

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário