A grandiosidade e a importância da produção agropecuária no Brasil e a importantíssima questão do desperdício de alimentos foi o tema apresentado aos estudantes do Projeto Preparando o Futuro na manhã deste sábado (17), antes da aula de Logística, no Senai. O tema foi levado aos jovens pelo colaborador da ABCJ, Dalmo Caresato, engenheiro agronômico.
Um interessante vídeo sobre o caminho que um produto aparentemente simples como um morango faz desde sua produção até o saco de lixo, desperdiçado sem ser consumido, atraiu a atenção dos alunos para a responsabilidade de cada um. Principalmente quando a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aponta que 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo.
O estudante João Pedro dos Santos Oliveira destacou que: “O Brasil tem entre suas principais exportações produtos da pecuária e da produção agrícola, responsáveis por grande parte do PIB. A sustentabilidade surge como uma necessidade e é identificada por novos hábitos de consumo e um grande desafio para a indústria. O consumo consciente leva a sociedade numa nova direção, rumo ao estilo de vida sustentável e consciente”.
Para o jovem Everton dos Santos Lima, o Brasil precisa ser reconhecido pelo que é. “ Somos um país que, por si só, é sustentável. Isso significa que, com consciência, o agronegócio nacional tende a ser ampliado a cada dia para que possamos alimentar não somente o brasileiro, mas sim, todo o mundo”.
A aluna Ana Louisa da Rosa Prates mostrou admiração pelos números mostrados. “O agronegócio no Brasil é algo para se ficar de boca aberta. Sempre imaginei que fosse algo grande, por tudo que vemos publicado nas redes sociais e na imprensa. É incrível que nenhum país consiga nos alcançar, seja em hectares de plantação ou na qualidade do que produzimos por aqui”.
Para Renata do Nascimento Mariano, a palestra trouxe uma outra visão sobre a produção agrícola. “Confesso que não sabia da grandiosidade do setor de agronegócio do Brasil e de como ele afeta os outros países”.
Geovany Rodrigues Rezende avalia que o país tem um papel vital na economia alimentar mundial. “O Brasil é o produtor agrícola mais importante do mundo, sendo que a cada cinco pratos de comida, um é produzido no Brasil. Sendo assim, como seria o mundo sem o Brasil? Acredito que o mundo entraria em colapso”.
EQUIPE ABCJ