A manhã de sábado (04) foi de muita emoção para a diretoria da Associação Beneficente e Cultural de Jundiaí (ABCJ) e seus colaboradores. Pouco antes do início da aula de Logística dos alunos da turma 2021 do Projeto Preparando o Futuro, houve uma homenagem à Gestora da Central de Atendimento ao Aluno do Grupo Anchieta, Alcione Corpas de Matos. Ela recebeu a Medalha Paulino Nivoloni, uma condecoração que é entregue a pessoas que tiveram grande relevância para a história da entidade.
Alcione é um dos nomes mais citados nos bastidores da ABCJ, pois é graças à sua dedicação que anualmente a entidade tem conseguido oferecer a bolsa de estudos universitária para o aluno que se destaca durante o ano no Preparando o Futuro. Foi através dela que se construiu uma sólida parceria com o Grupo Anchieta.
A homenagem foi acompanhada pelos alunos, que conheceram um pouco mais sobre a história de dedicação e caridade que a colaboradora desenvolveu ao longo de sua vida. Desde muito menina, quando ainda nem alcançava as mesas do refeitório do Centro Espírita Vinha de Luz, Alcione era vista ajudando a mãe a servir o chá que era oferecido após as palestras ou entregando os pães no momento de servir a chamada “sopa dos pobres”.
Essa dedicação que aprendeu pelo exemplo de seus pais, dona Irene e Sr. Adalberto, ela demonstra também através da ONG Leão Amigo, que atua ajudando jovens na Vila Real, em Várzea Paulista, e nas diversas iniciativas de ajuda e colaboração que, de maneira praticamente anônima, ela realiza.
“Gosto de ajudar, mas não de aparecer”, confessa. Tímida para falar em público, agiganta-se quando o momento é de arregaçar as mangas para ajudar quem precisa. Foi assim no primeiro contato que teve com o Projeto Preparando o Futuro, quando Sr. Jairo Arlindo de Mattos, um dos idealizadores do Preparando o Futuro, esteve na UniAnchieta para conversar com o diretor presidente, Norberto Fornari, sobre o projeto. De lá para cá, tornou-se uma colaboradora e grande apoiadora e incentivadora dos jovens d o Preparando o Futuro e dos bolsistas, que têm nela uma grande referência.
A medalha
A Medalha Paulino Nivoloni é uma homenagem que a ABCJ implantou em 2020. A insígnia leva esse nome em tributo à figura de um dos maiores incentivadores da instituição, um empresário de sucesso que sempre trabalhou com filantropia e que viu no Projeto Preparando o Futuro muito mais que uma ideia: uma proposta de semeadura para que o futuro colhesse seus frutos.
Foi implantada com a missão de prestar agradecimentos às pessoas que, como Paulino Nivoloni, tenham se dedicado ao Projeto Preparando o Futuro de forma desinteressada.
O evento foi prestigiado por grande parte da diretoria da ABCJ, como o presidente Miguel Arcanjo Mazzola e sua esposa Claudir, e os membros da diretoria Jairo Arlindo de Mattos, Carlos Roberto de Alencar, Paulo Tromboni, João Gama, Fernando Mango, Rodrigo Bittencourt, Ocimar Fernandes, Paulo Cesar de Sant’ Anna e José Carvalho Outeiro de Oliveira Tunisi, além do colaborador Felipe Shahin.
EQUIPE ABCJ