O Projeto Preparando o Futuro, marca legalmente registrada da ABCJ (Associação Beneficente e Cultural de Jundiaí), foi apresentado para os alunos das turmas da Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha de Várzea Paulista, nas aulas presenciais. A Equipe Técnica fez duas visitas à entidade parceira, em duas quartas-feiras (15 e 22 de setembro). O objetivo foi divulgar o Processo Seletivo 2022 para os alunos e solicitar ajuda para que eles também sejam agentes multiplicadores das informações sobre o curso.
A diretora da Guardinha, Roseli Nogueira, que conhece a fundo o projeto e é uma entusiasta da ABCJ, acompanhou a equipe nas salas de aula durante as apresentações, e fez questão de frisar para os alunos que o projeto funciona mesmo. “Vários ex-alunos da Guardinha chegaram até mesmo a ganharam a bolsa de estudos para a Faculdade através do Projeto”, destacou ela, despertando o interesse dos estudantes.
O coordenador do Preparando o Futuro, Adilson Luiz Zanotello, explicou como funciona e o quanto é importante que os estudantes convidem amigos e conhecidos a se inscreverem no Processo Seletivo, que se encerra no dia 15 de outubro. “Muitos conhecidos de vocês podem estar precisando somente dessa oportunidade para darem uma grande virada em suas vidas”.
O presidente da ABCJ, Miguel Mazzola, que também esteve presente nas duas visitas, frisou que muitas pessoas pensam que as oportunidades não surgem para elas ou seus familiares, o que faz com que muitas gerações encarem como uma fatalidade não poderem mudar de vida. “É na idade que vocês estão agora que podem romper esse ciclo e mudar para melhor. Escolhemos a Logística como tema do curso porque hoje tudo depende dela. Da roupa que usamos à carteira da escola, tudo passou pela Logística de alguma empresa. E a nossa região tem muitas empresas fortes nesse aspecto”, frisou.
A psicóloga da ABCJ, Kátia Soares, enfatizou que é com pequenos esforços, como acordar cedo aos sábados para participar de um curso de qualificação profissional, que as pessoas têm oportunidade de mudarem suas vidas. “Tudo é uma questão de escolha. Parece difícil, mas na verdade é uma oportunidade. E elas surgem para os que se esforçam”, destacou.
O Processo Seletivo do Projeto Preparando o Futuro está com as inscrições abertas diretamente no site da entidade (www.abcj.com.br) para estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio, estudantes de escolas públicas, com idade entre 16 e 18 anos e renda familiar até três salários mínimos. Basta preencher o formulário e anexar o Boletim Escolar de 2020 e um comprovante de renda da família. O curso tem duração de um ano, começa em janeiro de 2022, e tem aulas somente aos sábados de manhã. A ABCJ ainda fornece uniforme, lanche, almoço e vale-transporte para os dias de aula e ampla formação cultural e social. Como complementação à aprendizagem, acontecem visitas técnicas a empresas. Ao final do curso, um aluno é selecionado para receber uma bolsa de estudos para a faculdade.
Numa das visitas, a Equipe encontrou a jovem Yohanna, que foi aluna do Preparando o Futuro de 2020. Ela mostrou-se muito agradecida pela oportunidade que teve no ano passado e até gravou um vídeo onde conta um pouco de sua experiência. Confira AQUI.
#vempraabcj #mudançaatravesdaeducação #juventude #preparandoofuturo
EQUIPE ABCJ