Estudantes refletem sobre a caminhada, as descobertas e a vida de Steve Jobs

Falar de computador individual ou de celular multifuncional nos dias atuais e desconhecer Steve Jobs é praticamente impossível. Mesmo quem não se interessa por tecnologia mas utiliza no dia a dia os recursos da computação, ainda que não saiba, depende muito do que ele desenvolveu ao longo de sua vida. Mas nem sempre tudo correu conforme o previsto na sua vida pessoal e profissional. Mesmo assim, ser determinado e perseguir seus sonhos foi a fórmula encontrada para que ele transformasse sua ideia numa das empresas de maior sucesso no mundo.

Foi sobre isso que o professor Francisco Carlos do Nascimento, que é mestre, doutor e pós-doutor em Administração conversou com os alunos do Projeto Preparando o Futuro no sábado (12). Os acertos e erros de Jobs foram mostrados aos estudantes, levados pelo professor a pensarem sobre as decisões que teve de tomar em sua vida, como cursar ou não faculdade, desistir da própria empresa ou investir nela.

Para a aluna Larissa Hellen de Oliveira há muito a se aprender com Jobs. “Entendemos que mesmo diante de todas as dificuldades da vida, Steve Jobs não desistiu. Continuou, se adaptou, teve resiliência e se inovou, crescendo mais e conquistando altos patamares. O que precisamos levar de aprendizado? Que quando sonhamos e persistimos nós conquistamos. Quando tentam nos derrubar, precisamos sacudir a poeira e fazer acontecer”.

A estudante Beatriz Caroline Evaristo também se apropriou da sua própria história para comentar sobre o fundador da Apple. “Ele foi um visionário persistente e inovador, com uma verdadeira mente brilhante. Criou o primeiro computador pessoal, fundou sua própria empresa e, mesmo assim, foi demitido de lá. Poderia ter desistido, mas continuou criando e inspirando (…). A lição que ele deixou é que haverá dias bons e dias pelos quais você vai desanimar e querer desistir. Mas, no fim, todo esforço, vontade e coragem voltam de forma positiva. Nenhum esforço é em vão se você acredita e tem fé em si”.

O jovem Everton dos Santos Lima destacou as criações tecnológicas do criativo empresário. “Steve Jobs criou inovações que até hoje nos acompanham e têm alta demanda. A cada dia que passa, os equipamentos da Apple têm diversas atualizações e ficam cada vez melhores. Mesmo tendo falecido em 2011, o legado de Jobs continua intacto e jamais será esquecido”.

Para Daniele Kerche, pessoas como ele serão sempre uma inspiração. “Aprendemos muito com a história de vida de Steve Jobs. Ele foi uma pessoa que correu atrás de seus sonhos e buscou melhorar cada dia mais. Mostrou que nenhum desafio ou problema deve fazer você desistir. Tenha fé e acredite em você. Cuide as sua saúde e corra atrás dos seus sonhos. Não será fácil. Mas, no final, todo o caminho percorrido valerá a pena”.

O aluno Vitor Lorran Pacheco frisou os avanços que a Apple trouxe para todos. “Steve Jobs foi um pioneiro no meio tecnológico e encabeçou projetos que nos ajudam diariamente e poupam nosso tempo, nos ajudando a ficarmos confortáveis com aparelhos multifuncionais. Ele ainda inspirou e inspira milhares de pessoas em todo o mundo, pois suas ideias, preceitos e pensamentos ainda estão em vigência, seja para inspirar novas criações, seja para inspirar a vida das pessoas”.

EQUIPE ABCJ

Deixe um comentário