Os jovens iniciaram ontem o projeto que ajudará na formação
Cíntia Leonardo da Silva tem apenas 14 anos e ainda não sabe se fará um curso superior ou apostará no comércio. Mas ontem começou a dar um grande passo rumo à sua formação pessoal para que entenda o mercado de trabalho e esteja bem preparada para o mundo dos ´adultos´, com suas responsabilidades. Ela é integrante do grupo de 20 jovens que iniciou ontem, no Lar Anália Franco, o curso “Preparando o Futuro”, iniciativa da Associação Beneficente e Cultural de Jundiaí (ABCJ), em parceria com o Lar. O curso continua até novembro. Segundo o gestor do projeto, Jairo Arlindo Mattos, os jovens e adolescentes são egressos da própria entidade, onde já recebiam atendimento com aulas de arte e reforço escolar nos horários contrários aos da aula. “Como o atendimento da entidade vai até os 14 anos, resolvemos fazer essa parceria para preparar esses jovens para o mercado de trabalho, mas numa formação geral, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida”, afirma.
Formação – O atendimento será prestado por uma equipe multidisciplinar contratada pela ABCJ que, além de encaminhar esses jovens para o trabalho, vai acompanhar todo o processo de adaptação e início da carreira profissional. Dos jovens que ingressaram no curso ontem, cinco já estão trabalhando em empresas da cidade que fizeram questão de firmar parceria com o projeto. “Já desenvolvemos projeto parecido na Guardinha, mas lá já existe uma estrutura. A ideia de desenvolver o projeto no Lar é que aqui isso ainda está começando, então o trabalho será gradual e constante”, complementa Mattos.
Os organizadores ainda frisaram a importância da participação das famílias, que terão reuniões na própria entidade toda sexta-feira. “O apoio da família nessa fase da vida é essencial”, saliente o gestor. A ABCJ tem parceria com a Prefeitura de Jundiaí (através dos projetos já existentes) e com a Esef para a realização do “Preparando o Futuro”. Empresas interessadas em conhecer o projeto e ajudar oferecendo oportunidade podem fazer contato no próprio Lar (4521-9577 ou 4521-1556).
Fonte: JJ 11/02/11