Jovens do Programa Sócio Educativo “Preparando o Futuro”, da ABCJ, tiveram nesta semana um desafio diferente. Eles assistiram à palestra “Como ajudo as pessoas a entender o vitiligo”, feita pelo apresentador, repórter e escritor americano Lee Thomas para o TED Talks, e puderam perceber o quanto o preconceito pode afetar a vida das pessoas.
Na palestra, o dinâmico e humorado comunicador comenta como foi se deparar com o vitiligo, quando estava já iniciando a carreira na televisão, algo que sempre sonhou em fazer. Além das muitas dúvidas que ele mesmo enfrentava, teve também de lidar com o preconceito das pessoas que não entendiam a doença, que é simplesmente uma falta de pigmentação e não algo contagioso ou fisicamente dolorido.
Nossos alunos tiraram lições bastante interessante dessa experiência, que mostrou como a falta de empatia pode levar uma pessoa bem humorada a ficar ranzinza e sem esperança. A reviravolta é uma decisão e atitude pessoal, mas cada um de nós pode ajudar um pouco a melhorar essa situação.
Nossa aluna Danielle foi enfática sobre positividade. “A positividade deve fazer parte da nossa vida sempre. Entender que, apesar dos acontecimentos ruins, não nos deixamos abater e seguirmos firmes e resilientes, aprendendo com as adversidades da vida. ‘Um homem é o produto de seus pensamentos’.”
O impulso preconceituoso foi lembrado pelo Jhonatan: “Nunca julgue ninguém sem antes saber sua história de vida. E não esqueça: para ser sempre positivo, você tem que fazer mudanças positivas em suas vidas.”
A Maria Isabel destacou a importância da empatia: “Buscar conhecimento é sempre bom. (…) É preciso pensar em como iríamos nos sentir se estivéssemos naquela mesma situação. Não podemos mudar o fato de que determinada pessoa esteja com certa doença, mas parte de nós a decisão de deixar o dia da pessoa melhor ou pior.”
EQUIPE ABCJ

#abcjembuscadeparcerias #transformaçãopelaeducação
#investirnajuventude
#abcjjuntossomosmaisfortes #dosenaipravida #estamosemtranformação
#abcjnaveia #adoteumaluno #abcjbuscandoparcerias
Já é possível fazer sua doação para nosso Programa através do nosso site. Basta clicar no botão “DOAR”, à direita.
Ao incentivar o Programa Sócio Educativo Preparando o Futuro você ajuda a viabilizar as diferentes ações da ABCJ, especialmente as que envolvem a educação formal e social dos jovens do curso Operador em Logística, realizado com  parceria do Senai em Jundiaí.
Saiba mais: (11) 9960-43654
 

OUTROS POSTS QUE VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR